7 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Chocolate, alimentos que é consumido no mundo inteiro e que está presente em diversas culturas e tradições. Além disso, veja na sequência a composição e tipos de chocolate com a ajuda da médica especialista em nutrologia Dra. Caroline Accorsi.
A composição e tipos no Dia Mundial do Chocolate
Amargo
“O chocolate amargo com teor de cacau acima de 70% é o mais recomendado do ponto de vista nutricional. É rico em flavonoides, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e no envelhecimento precoce. Além disso, contém minerais como magnésio, ferro e potássio, que desempenham funções essenciais no organismo”, relatou.
Ao leite
“Possui menor teor de cacau, que geralmente é entre 20% e 40%, e maior quantidade de açúcar e gordura. Embora ainda contenha alguns antioxidantes, sua alta concentração de açúcar pode levar ao ganho de peso e ao aumento do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas quando consumido em excesso”, alertou.
Branco
“Não contém sólidos de cacau, sendo composto principalmente por manteiga de cacau, açúcar e leite. Por essa razão, não oferece os mesmos benefícios antioxidantes do chocolate amargo. Além disso, possui altos níveis de gordura e açúcar e tornando-se uma opção menos saudável”, pontuou.
O risco do consumo excessivo de chocolates
“O consumo excessivo de chocolates ricos em açúcar e gordura pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de desenvolver doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. É crucial consumir chocolate com moderação e optar por versões com maior teor de cacau”, detalhou.
A palavra final no Dia Mundial do Chocolate
“Como sempre, a moderação é a chave para aproveitar os prazeres da vida sem comprometer a saúde. O chocolate pode ser um verdadeiro aliado da saúde”, concluiu a Dra. Caroline Accorsi.
