Com certeza você já ouviu dizer que o primeiro dia de surfe pode ser frustrante. Quem é iniciante ou nunca subiu na prancha provavelmente vai encontrar dificuldades e demorar um tempo para se adaptar ao esporte. Para não ser pego de surpresa e continuar motivado, confira dicas que darão aquele empurrãozinho extra para que você possa desfrutar do surfe. Pronto para para subir na prancha?
1. Olhe o mar
Se houver bandeiras vermelhas, muita corrente ou gente demais na praia, não é um bom dia para começar a surfar.
2. Aqueça
O surfe, assim como qualquer outro esporte, requer aquecimento antes de começar os treinos. Comece com um aquecimento aeróbio (pode ser uma corrida leve e rápida) e depois faça uma boa sessão de alongamento.
3. Prancha certa
Comece com uma para “iniciantes”, maior e mais longa, que proporciona mais estabilidade (ainda que em contrapartida não seja tão fácil de manejar).
4. Mantenha a postura certa
Se você fica mais confortável com a perna direita à frente, você é um goofy. E se for com a perna esquerda, é regular. De qualquer forma, as pernas devem estar mais abertas que a largura do quadril, a fim de aumentar a estabilidade. Os braços também ajudam a manter o equilíbrio. Estenda o braço da frente, e o outro, mantenha perpendicular ao corpo.
5. Gire da maneira certa
Para girar, você só tem de jogar o ombro ligeiramente para onde quer fazê-lo. Isso o ajudará apontar nessa direção com o braço que está adiantado.
6. Pratique antes em terra firme
A posição sobre a prancha é fundamental. Por isso, você tem de começar a praticá-la sobre a areia, em terra firme.
7. Deite-se corretamente
É fundamental para remar bem, levantar mais rápido e adotar uma postura correta em pé. Centre o corpo e apoie a barriga na metade da prancha. Estômago, quadril, coxas e joelhos devem ficar “colados” na prancha, o peito, levantado, e o olhar para frente. As pernas devem estar juntas e ligeiramente elevadas. As mãos devem agarrar a prancha na altura do peito.
8. Vá até a onda
Com o peito elevado e o olhar para frente, reme como se estivesse nadando crowl. As mãos têm de entrar na água quase em ponta (nose) e sair na altura da coxa. Quando vir que a sua onda está chegando, gire para apontar o nose até a praia e aumente a frequência de braçadas.
9. Mantenha o foco
A concentração também é fundamental, mas você também deve estar fisicamente centrado na prancha. Nem muito para frente (porque não remaria bem), nem muito para trás (a ponta levantaria e frearia a prancha).
10. Apoie as mãos no lugar certo
À frente do peito não pode impulsionar bem e atrás, não tem espaço suficiente para apoiar as pernas.
11. Não apoie o cotovelo na prancha
Dois apoios são suficientes. Não apoie o cotovelo sobre a prancha quando está deitado, nem os joelhos ao levantar-se.
12. Mantenha os pés separados
Quando já estiver de pé surfando, não coloque os pés muito juntos ou perderá o equilíbrio.
13. Não incline
Não incline o corpo para frente ou para trás. O corpo tem de ficar reto e perpendicular à prancha.
14. Não use a prancha pra proteção
Não proteger a cabeça quando cair. Como a prancha está segura em você pelo leash, ela pode voltar a bater em você. Golpeá-lo.
15. Respeite o espaço
Mantenha uma distância de segurança com os outros surfistas e nunca fique em sua trajetória entre a onda e a praia.
Pingback: A hora de começar a surfar é agora! | Roxy Brasil