Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Dor ao correr? 6 exercícios fundamentais para o fortalecimento muscular

Treinador ensina alguns métodos para melhorar o ganho de massa magra e evitar lesões

dor ao correr
Acabe com a dor ao correr / Foto: Shutterstock

Sentir dor ao correr, geralmente, pode ser um indicativo de que algo não está legal. Para entender melhor a gravidade do incômodo, primeiro, é necessário analisar o que esse problema representa. Se as dores aparecem apenas no dia seguinte à corrida e depois desaparecem naturalmente, provavelmente, é apenas a fadiga comum pós exercício. Outro desconforto frequente entre os corredores é na lateral da barriga, ao puxar o ar – mais um problema simples e fácil de resolver.

No entanto, se as dores estão diretamente ligadas aos movimentos básicos do seu mecanismo de corrida, nos músculos e nas articulações, é melhor ter atenção. Caso o problema seja constante e intenso, a recomendação é procurar um médico para fazer uma avaliação aprofundada. Porém, é comum que esses incômodos sejam fruto de um enfraquecimento muscular. E, para acabar com a dor ao correr, a melhor estratégia é apostar em exercícios de fortalecimento – claro, com ajuda e orientação profissional.

Pensando nisso, consultamos o professor de corrida, Ricardo Lino, que elencou seis bons exercícios para aumentar o ganho de massa muscular e acabar com a dor ao correr. Confira:

1 – Avanço no step – Deixe um pé apoiado no step (de preferência, equilibre-se entre dois steps, para ficar mais alto). Suba e desça da plataforma sem mover o pé apoiado. Trabalha o posterior da coxa e os quadríceps. Esse exercício tem a mesma função mecânica da corrida: transferir o peso do corpo de um pé para o outro. Você pode usar pesinhos de 1 kg apenas para ajudar no equilíbrio.

2 – Agachamento básico – Imita o ataque na corrida. Deixe o pé à frente do corpo sobre e faça os movimentos de vaivém para cima e para baixo. Fortalece os glúteos e as coxas, evitando o aparecimento de dor ao correr. Repita esse exercício com as duas pernas.

3 – Abdominal – Fundamental para o fortalecimento do core. Deite-se de costas no chão e, com os pés firmes nele, eleve e deite o tronco. Evite fazer abdominais com as mãos atrás da cabeça.

4 – Flexão plantar – Apoie as pontas dos pés no step e impulsione o corpo para cima e para baixo. Você trabalhará todos os grupos musculares envolvidos na corrida, principalmente a panturrilha. Fatores que contribuem para o desaparecimento da dor ao correr.

5 – Lombar – Mantenha-se deitado no chão, com a barriga para baixo, e, com as mãos no pescoço, projete o tronco para cima. Como o próprio nome diz, alonga e fortalece a lombar.

6 – Prancha – Deite-se de bruços no chão e deixe os cotovelos em um ângulo de 90º. Eleve o tronco, apoie a ponta de um dos pés e suba a outra perna. Repita isso com as duas pernas. Esse exercício ajuda na contração, na estabilização e no fortalecimento dos músculos das pernas, itens essenciais para acabar com a dor ao correr.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Atividade física melhora o funcionamento do corpo e eleva o bem-estar

Nutrição

Stevia é um adoçante natural que conquista a cada dia o paladar dos brasileiros

Nutrição

Nutrientes que são os três "melhores amigos" dessa proposta

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Saúde

Vale lembrar que a maioria dos médicos não pede esses exames

Treinos

É uma série de fatores que ajuda na conquista desse objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Técnica avançada proporciona aumento da força e, consequentemente, hipertrofia

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Ganhar massa muscular

Personal trainer revela sete segredos que ajudam a ganhar massa muscular mais rápido. Saiba o que mudar na sua rotina de treino