Dormir bem é essencial para emagrecer

Entenda por que o sono é importante para perder peso e para o funcionamento do metabolismo

dormir emagrece
Foto: iStock

Com certeza você já deve ter ouvido que dormir emagrece. Segundo uma pesquisa da Universidade Britânica Kings, uma noite de sono de pouca qualidade pode aumentar o apetite e atrapalhar o processo metabólico.

Alguns voluntários do estudo tiveram o sono interrompido diversas vezes em uma mesma noite e acabaram comendo mais do que o habitual. Como se não bastasse, o aumento na quantidade de alimentos consumidos, eles ainda optavam por comidas menos saudáveis no café da manhã. De acordo com os pesquisadores, uma noite de sono interrompida afeta hormônios relacionados à fome, o que significa que no momento em que a pessoa é exposta à comida, ocorre uma ativação das áreas do cérebro associadas com recompensa e isso faz com que ela escolha alimentos ricos em açúcar e gordura.

dormir emagrece

Foto: Getty Images

Para quem pratica exercícios físicos durante o dia, o sono também pode ser benéfico, pois é preciso dar um tempo de recuperação e descanso. Além disso, é durante esse período que os efeitos do treinamento aparecem. “Quem visa o aumento de massa muscular, se beneficia do aumento de produção do GH (hormônio do crescimento), que ocorre quando estamos dormindo, após um dia de treinamento”, explica o neurologista Sandro Matas.

Conheça alguns benefícios do sono:

  • Aumento da disposição;
  • Aumento da concentração;
  • Estimula a memória;
  • Melhora o humor;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Protege contra diabetes;
  • Evita obesidade;
  • Previne o câncer.

Segundo Matas, também devemos ter cuidado com o lugar no qual repousamos. Ele deve ser higiênico, escuro e sem interferências sonoras, para que você tenha um sono sem interrupções ou sustos. Também é importante evitar refeições muito pesadas antes de dormir e evitar alimentos ricos em cafeína, açúcar, fumar ou consumir bebidas alcoólicas.

Gostou de saber se dormir emagrece? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você