A albumina é um nutriente presente naturalmente no ovo. Rica em aminoácidos essenciais e, por isso, considerada uma proteína de alto valor biológico. Ela torna-se facilmente digerida e absorvida pelo corpo, sendo utilizada para a construção, reparação dos tecidos e manutenção de diferentes processos biológicos. Mas, afinal, é interessante trocar o ovo pela albumina?
Vale a pena trocar o ovo pela albumina!
“Substituir o ovo pela albumina pode ser uma opção interessante para indivíduos que desejam reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol. Afinal, a albumina é uma proteína de alto valor biológico, extraída da clara do ovo. E oferece proteína sem esses componentes”, respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.
Dessa maneira, Dereck ainda pontuou que encontramos a albumina em pó e vendida como suplemento alimentar, o que facilita o consumo de proteínas em relação ao ovo em si e que torna-se boa opção para quem busca praticidade.
“É perfeitamente possível conciliar o consumo de ovos com albumina, desde que não haja restrições específicas na dieta do indivíduo. Essa combinação pode proporcionar uma fonte de proteína completa, que fornece uma variedade de nutrientes essenciais”, detalhou Oak.
Ainda assim, outro ponto ressaltado pelo profissional é que ao optar por ovo como opção de proteínas deve haver um cuidado a mais em relação ao consumo de gorduras. “Se precisar consumir mais proteínas na refeição sem aumentar a gordura, uma opção é adicionar claras ou a própria albumina em pó”, indicou.
A albumina também pode aparecer em qualquer refeição com base nas necessidades de proteína de um indivíduo, haja visto a sua versatilidade de consumo em prol da meta proteica.
“Por ser comercializada em pó e com opções saborizadas como baunilha e chocolate, pode ser adicionada a shakes, smoothies ou receitas para aumentar a ingestão proteica”, indicou o nutricionista.
Qual é o risco de tomar albumina?
“O risco é baixo quando consumida dentro das recomendações. No entanto, o consumo excessivo de proteína pode sobrecarregar os rins e pessoas com problemas renais devem evitar o consumo em excesso. Por se tratar de uma proteína do ovo, pessoas com alergia a ovos ou intolerância à proteína do ovo também devem evitar a albumina”, garantiu.
O que se pode misturar com albumina?
“A albumina pode ser misturada com água, leite, sucos, iogurte ou adicionada a receitas como panquecas, bolos e vitaminas, o que oferece uma maneira versátil e prática de aumentar a ingestão de proteína na dieta e serve como uma substituição mais barata para o whey protein para algumas pessoas. É importante seguir as instruções do produto para garantir a sua correta reconstituição de consumo e seguir as orientações de um profissional da saúde antes de suplementar algo, que inclui proteínas”, encerrou Dereck Oak.