Não é todo mundo que gosta do ambiente das academias. Porém, é possível perder medidas e ainda definir o corpo sem a ajuda dos equipamentos de musculação. A dança é uma atividade generosa: além de trabalhar o físico, também exercita a mente, melhorando as habilidades motoras e coordenativas. Por estes motivos, ela é considerada uma atividade bastante completa. “São muitos os ritmos que podem ajudar a manter o corpo saudável, além de reduzir o estresse e a ansiedade”, comenta a bailarina e sócia do Estúdio Anacã, Helô Gouvêa. Conheça algumas modalidades e quantas calorias perde-se em cada uma delas:
VEJA TAMBÉM: Matchá: diversos benefícios em um único alimento
Massagem pós-treino: tire suas dúvidas
- Walk Dance: 500 calorias
- AeroJazz: 1500 calorias
- Aerozouk: 1500 calorias
- Street Dance: 700 a 1000 calorias
- Zumba: até 1200 calorias
A dança também possui diversos benefícios para quem pratica, como melhora no condicionamento físico, principalmente para quem é sedentário, passando a buscar cada vez mais novos desafios. “O bom é que qualquer pessoa pode praticar, desde que não tenha nenhum impedimento médico. Não existe idade para dançar: basta existir a vontade de libertar o corpo e se deixar levar pelo ritmo da música”, explica a educadora física Andrea Sbrissa.
Quem pratica dança começa a perceber os resultados desde a primeira aula, pois poderá mudar imediatamente a sua relação com os exercícios físicos. Uma aula de dança pode ter vários formatos, sendo que os mais comuns são de 30, 60 e 90 minutos, variando de acordo com o nível de condicionamento físico de cada pessoa. “Na dança, o objetivo principal é se divertir e dançar, os benefícios são meras consequências”, explica Andrea. Abaixo, veja alguns benefícios de experimentar a dança como atividade física:
- Melhora o sistema imunológico
- Combate o estresse
- Ajuda a melhorar as tensões musculares
- Aumenta a socialização, criatividade e concentração
- Ajuda na manutenção da estrutura óssea e muscular
- Diminui o risco de morte por doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e tratamento de diabetes tipo I
- Controla o peso corporal
- Tratamento contra ansiedade
- Reduz e ajuda no tratamento de depressão
- Previne a hipertensão, infarto e osteoporose
- Melhora a postura, autoestima e flexibilidade
- Reduz dores, obesidade e fadiga
- Melhora a capacidade pulmonar aumentando pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares
E aí, está esperando o que para começar a dançar?