Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Pode comer mamão durante a menstruação? Mitos sobre o período

É mais uma orientação para que uma mulher não seja vítima de mitos nesse ciclo

Pode comer mamão menstruada?
Pode comer mamão menstruada? - Foto: Shutterstock

Não é novidade que existem diversos mitos em torno do período menstrual. Dessa maneira, cada orientação médica é importante para que nenhuma mulher arrume qualquer problema sem necessidade. Nesse sentido, um questionamento inusitado tem gerado muitas dúvidas. Afinal, pode comer mamão menstruada?

Não existe nenhum problema em comer mamão menstruada

“Sim. Não há nenhum motivo para evitar o consumo de mamão durante o ciclo menstrual. Pelo contrário, a papaína, enzima presente no mamão, pode amenizar sintomas gastrointestinais nesse período como constipação e indigestão. Além disso, auxilia no fluxo normal durante o ciclo”, respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista e fundadora da NB Clinic, Natália Barros.

Questionada se o excesso de mamão pode prejudicar uma mulher nesse período, Natália citou que não surgiu nenhuma comprovação científica e orientou apenas um caso específico.

“Não há evidências de que o consumo de mamão em excesso possa prejudicar a mulher nessa fase. Dependendo do organismo feminino e da condição individual da mulher, que deve ser melhor analisada em consulta, o mamão pode gerar um quadro de diarreia ou intensificá-la”, complementou a profissional.

Exceto essa ponderação acima, também não aconteceu nenhuma restrição em relação a quantidade ingerida. O mamão é uma fruta rica em nutrientes, alimento in natura e que pode fazer parte da alimentação diária.

Outro auxílio para o consumo de fruta no período menstrual

“Todas as frutas podem ser consumidas durante esse período. Em especial, quanto mais variedade melhor! Priorizar frutas com antioxidantes como frutas vermelhas, uva, laranja, mamão, kiwi, podem auxiliar no controle da vontade de doce e, também, no processo inflamatório natural que ocorre durante o ciclo”, destacou Barros.

Benefícios do mamão

“O mamão é conhecido e indicado principalmente por contribuir no trânsito intestinal. Além de ser rico em fibras que contribuem para a formação e eliminação do bolo fecal, o mamão contém a papaína, uma enzima que auxilia no processo de digestão. Dessa forma, o mamão torna-se útil em casos de constipação, indigestão, distensão abdominal, gases e entre outros sintomas”, terminou Natália Barros.

Dado

O estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mencionou que a espécie carica papaya é a mais cultivada em todo o mundo sendo que o Brasil é responsável por cerca de 13% da produção mundial de mamão e atrás apenas da Índia, principal nação produtora mundial.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Emagrecimento

Essa proposta ainda precisa ser cumprida de acordo com seu limite

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida