Quem aproveita para viajar durante o frio e gosta de se aventurar em novas modalidades esportivas, dependendo do destino, pode encontrar opções curiosas e que vão muito além dos típicos esportes de inverno como esqui, snowboard e patinação.
Algumas das práticas tornaram-se conhecidas por serem disputadas nos Jogos Olímpicos de Inverno – que terá início logo, no dia 9 de Fevereiro de 2018, com sede na Coréia do Sul. Muitas podem ser arriscadas para iniciantes e devem sempre ser acompanhadas por profissionais especializados e com os equipamentos corretos. Países como o Canadá, Estados Unidos, Suíça e Noruega são os principais destinos que deram origem e contam com condições climáticas ideais para tais práticas.
Sport Life Brasil listou alguns dos esportes de inverno mais intrigantes do mundo e suas curiosidades. Confira!
Curiosos esportes de inverno:
-
-
1. BANDY: semelhante ao hóquei, o bandy é um esporte coletivo praticado ao ar livre em um campo plano de gelo. É uma das modalidades dos jogos Olímpicos de Inverno e tem regras similares às do futebol, já que o objetivo é marcar o maior número de “gols”. Os principais países adeptos são a Suíça, Rússia e Noruega. (Foto: Reprodução)
-
-
2. LUGE: a palavra Luge vem do francês e significa “trenó”. Velocidade, concentração e bons reflexos são as principais exigências, já que os atletas, presos em trenós, sozinhos ou em duplas descem pistas de gelo a mais de 150km por hora. É uma das práticas mais arriscadas dos Jogos Olímpicos. (Foto: Reprodução)
-
-
3. CURLING: coletivo e praticado em pistas de gelo, o curling é uma das práticas mais populares e curiosas entre os esportes de inverno. O objetivo é fazer com que pedras de granito deslizem até o alvo determinado. Para isso, o gelo é literalmente varrido! Criado na Escócia, hoje é praticado principalmente no Canadá. (Foto: Reprodução)
-
-
4. SKELETON: extremo e radical. No skeleton os atletas ficam presos de bruços em um trenó sem freios e descem pistas de gelo, muitas vezes artificiais por questões de segurança. A velocidade da descida pode chegar a 135km por hora. (Foto: Reprodução)
-
-
5. BIATLO: é um esporte individual dois em um: esqui e tiro. Os atletas percorrem pistas de gelo e param em pontos determinados para atirar em alvos com um rifle. As duas práticas são avaliadas para compor o resultado final. O biatlo surgiu na Noruega como um treinamento para soldados e aos poucos tornou-se apenas uma versão esportiva. (Foto: Reprodução)
-
-
6. COMBINADO NÓRDICO: assim como o biatlo, o combinado nórdico une duas modalidades distintas: esqui (estilo Cross-Country) e salto. O competidor que obtiver a melhor pontuação no salto, que é a primeira fase, larga primeiro no esqui, que então consiste em uma prova de velocidade. (Foto: Reprodução)
Edição: Leonardo Guerino