Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Exageros no projeto verão podem provocar lesões; saiba como evitar

Época que a maioria arrisca o estilo de vida saudável

Exageros no projeto verão
Exageros no projeto verão - Shutterstock

Fim de ano é o momento do “Projeto verão”, ou seja, é comum ver academias, praias e centros esportivos lotados. O motivo é que muitas pessoas aderem ao estilo de vida saudável nessa época. Porém, esses exageros no projeto verão ocasionam lesões musculares.

Saiba os perigos dos exageros no projeto verão

“Lesão muscular é uma lesão que afeta o músculo basicamente através da ruptura ou dano às fibras musculares que o compõem. Ela pode ser causada por diferentes fatores, como esforço excessivo, traumas, fadiga, alongamento excessivo, falta de aquecimento e até por desidratação. Esses são fatores de maior risco agora com a proximidade do verão”, explica o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Marcos ainda acrescentou na sequência, que a dor muscular e o estiramento são os tipos de lesões comuns. “A dor muscular é mais frequente em atividades de esforços repetitivos e de força, como a musculação e o CrossFit. Já lesão, lacerações ou estiramentos vemos com mais frequência em atividades com futebol, vôlei, basquete, corrida e entre outros”.

A possibilidade de fadiga ou distúrbio alimentar no projeto verão

Preze pelo seu limite em cada exercício físico. Afinal, o excesso de treino, o “overtraining”, vai lhe proporcionar sérios danos para sua saúde. “O overtraining leva à liberação exagerada de cortisol que favorece a lesão muscular e fadiga muscular intensa”, afirma a endocrinologista Dra. Deborah Beranger.

Outro problema recorrente de quem está “acelerado” para ganhar mais resultados nesta época do ano é o distúrbio alimentar. “A restrição alimentar severa é um caminho perigoso. As dietas da moda que incentivam o controle de peso fazem muito sucesso porque prometem resultados rápidos. Essas dietas restritivas podem provocar sérios desequilíbrios no organismo, que vão desde os hormônios responsáveis pela regulação do balanço energético, associados a desordens emocionais e descontrole na ingestão alimentar”, pontuou a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Tese citada acima que denota que o recomendado é o caminho da paciência aliado com exercícios físicos e alimentação equilibrada, variada e o máximo natural possível.

“A reeducação alimentar é um passo importante para perda de peso e para o ganho de músculos, pois leva os indivíduos a mudarem hábitos e mantê-los ao longo da vida, baseadas na individualidade bioquímica, cultural e emocional de cada um”, encerra a Dra. Marcella Garcez.

Não abandone os exercícios físicos!

“A prevenção das lesões musculares guarda uma relação extremamente positiva com o fortalecimento, sendo assim a musculação é a principal atividade para prevenir lesões. Importante lembrar que os alongamentos também são tão importantes quanto o fortalecimento”, conclui o Dr. Marcos Cortelazo.

“Para evitar o overtraining, o mais importante é que a prática de atividade física seja feita sob orientação de um profissional. Além disso, é necessário respeitar a recuperação e os dias de descanso, mantendo também uma alimentação saudável e equilibrada sem privação de nutrientes. É possível também diminuir a frequência, o que os especialistas chamam de ‘deload’ ou evitar treinar por algumas semanas até que os sintomas tenham desaparecido. Em seguida, voltar aos treinamentos de forma progressiva, com acompanhamento e respeitando os limites do corpo”, finaliza a Dra. Deborah Beranger.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai