O ato de praticar exercícios ao ar livre no calor, geralmente, é visto como algo saudável e divertido. E de fato, muitas pessoas adoram colocar o corpo para se movimentar e sentir a brisa do vento bater no rosto, durante um dia ensolarado e bonito. Isso costuma nos dar uma verdadeira injeção de ânimo para seguir em busca dos objetivos fitness. Mas, para que esse hábito não se torne uma atividade agressiva para o organismo, também é necessário tomar alguns cuidados indispensáveis.
Quando vamos praticar algum exercício ao ar livre no calor, seja correr, caminhar, andar de bicicleta ou fazer movimentos de calistenia, é preciso ter em mente que o desgaste do corpo tende a ser mais elevado do que o normal. Fatores como calor excessivo, exposição direta ao sol e o ar seco podem prejudicar não apenas o seu desempenho durante a atividade, como até mesmo o bem-estar e a saúde.
Por isso, a profissional de educação física da Bodytech Goiânia-GO, Mariângela Moura, separou oito cuidados cruciais ao praticar exercícios ao ar livre no calor. Confira:
- É importante evitar atividade física ao céu aberto, principalmente em horários muito quentes;
- Para o treino à céu aberto, escolha um lugar protegido do sol, áreas com mais vegetação e, de preferência, perto de um lago ou ambiente úmido;
- Programe seu treino para horários com o sol mais baixo: antes das 9h ou após as 16h;
- Capriche na hidratação antes, durante e após o treino;
- Use roupas claras, confortáveis e ventiladas;
- Reduza o ritmo. O clima seco consome mais energia e faz o cansaço aparecer antes da hora, além de exigir mais do seu corpo;
- Preste atenção na intensidade do esforço físico e não ultrapasse seus limites;
- Se puder, opte por atividades em piscinas, como natação, hidroginástica, bicicleta ergométrica dentro da água, biribol etc.