Connect with us

O que você está procurando?

Começar a correr

Correr dentro da piscina melhora a técnica e o desempenho

Mais resistência e menos impacto: o deep running, corrida na piscina, também é indicada para quem não está habituado com o asfalto

Correr dentro da piscina melhora a técnica e o desempenho
Foto: Pixabay

Melhorar o desempenho na corrida e, o melhor, sem impacto: esse é o principal objetivo do deep running, técnica que surgiu nos Estados Unidos para manter o condicionamento dos soldados que não podiam fazer exercícios intensos. “A modalidade é uma atividade aeróbica realizada na água, em que o praticante realiza movimentos de corrida, porém sem o toque dos pés no fundo da piscina. No caso dos atletas, o deep running colabora bastante em diversos aspectos físicos, desenvolvendo condicionamento e resistência cardiovascular, fortalecimento da musculatura corporal e prevenindo lesões (que podem ser ocasionadas com a prática na rua, devido ao impacto, por exemplo)”, descreve Fábio Kao, coordenador de Educação Física e Esportes do Centro Universitário Eniac.

O deep running também pode ser usado na reabilitação de atletas lesionados. “Quem tem dores articulares, idosos, gestantes e corredores podem praticar. Não tem muita contraindicação, a não ser a quem não pode praticar esportes na água. Até quem não sabe nadar consegue fazer o deep running, que trabalha com colete de flutuação. É como se fosse correr com uma boia”, explica o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, responsável pela unidade de Guarulhos do ITC Vertebral e do Instituto Trata.

Melhora o condicionamento

“A água oferece uma resistência e consegue um aumento da frequência cardiovascular – é um trabalho que alia força, mobilidade e treino cardiovascular”, destaca Bernardo. Fábio Kao também destaca o gasto calórico promovido com a atividade na piscina, uma vez que a água favorece maior troca de calor com o corpo do que o ar. “Na prática, isso significa que o corredor pode manter maior qualidade de hidratação corporal com mais energia durante as atividades, melhorando sua performance”. Melhora da coordenação motora e da técnica de corrida são outras vantagens obtidas com a inclusão do deep running à semana de treinos.

Como e onde praticar?

Você pode até tentar correr dentro da piscina de casa para perder alguns quilinhos, mas saiba que o deep running deve ser feito em com os equipamentos certos e na piscina certa, além de ser executado da forma correta a fim de melhorar a técnica de corrida. “Não pode ser praticado em qualquer lugar, tem que ser funda, os pés precisam ficar livres para usar peso ou caneleira de flutuação. Os equipamentos utilizados são o colete ou as caneleiras”, informa Bernardo Sampaio.

Além disso, é importante ser acompanhado por um profissional. Se o objetivo é melhorar o desempenho, o educador físico é quem vai ajudar na piscina. Já se a técnica for usada para reabilitação, um fisioterapeuta também pode trabalhar com o deep running. “Nesta modalidade o praticante utiliza um colete, que serve principalmente para dar equilíbrio ao corpo e proteger a coluna vertebral (principalmente a parte lombar), com o objetivo de evitar lesões. A princípio, quando a prática de deep running tem fins estéticos, saúde e bem-estar, não é necessário adotar procedimentos específicos de tratamento da água, como controle da temperatura, por exemplo. No entanto, quando a prática tem caráter esportivo, com busca de alta performance, a temperatura da água pode trazer melhores resultados aos treinamentos e consequentemente aos atletas”, avisa Fábio. Daí a necessidade de se buscar não só profissionais capacitados, mas também um local apropriado para a prática. É possível encontrar, inclusive, instrutores de atividades aquáticas, chamados de hidrotrainers.

Destaque

Melhorar o desempenho ou a técnica na corrida, perder peso ou buscar mais saúde: o deep running pode ser praticado na piscina por qualquer pessoa, com diferentes finalidades.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Natação

Nadar no mar é bem diferente, contudo é possível fazer uma rotina de treinos na piscina para conseguir dar as braçadas em águas abertas

Treinos

Separamos 6 atividades para que você recupere grupos musculares diferentes com o alongamento na água após o treinamento

(+) Esportes

Trabalhar a musculatura com atividades dentro da piscina ajuda no fortalecimento e, consequentemente, previne o surgimento de lesões

Começar a correr

Mais resistência e menos impacto: o deep running, corrida na piscina, também é indicada para quem não está habituado com o asfalto