O último feriado prolongado do ano está chegando e todos merecemos um tempo para descansar e aproveitar um tempo com as pessoas que gostamos. Embora nem só de corrida viva um corredor, porque não aproveitar esse tempo de descanso para se manter motivado?
A corrida já protagonizou várias histórias no cinema, sejam fatos reais de superação ou roteiros fictícios emocionantes. Da comédia ao drama, o esporte está bem representado nas telonas. Pensando em quão transformador pode ser a corrida na vida de alguém, reunimos alguns filmes para assistir nesse feriado e renovar as energias.
1. Forrest Gump (1994)
Corra Forrest, corra! Você provavelmente já ouviu em algum lugar essa emblemática frase. O filme nos leva a vários acontecimentos importantes dos Estados Unidos, todos vistos pelos olhos do protagonista vivido por Tom Hanks, que atravessa o país correndo e testemunha momentos como a Guerra do Vietnã e o escândalo do Watergate, para citar alguns exemplos. Embora seja discriminado por seu QI abaixo da média e comportamento peculiar, Forrest se mantém positivo e encontra na corrida uma paixão e fuga para os problemas. O longa foi indicado a 13 categorias do Oscar, das quais venceu 6, e vale a pena conferir.
2. McFarlend, USA (2015)
Inspirado em uma história real. Acompanhamos a trajetória de Jim White (interpretado por Kevin Costner), um treinador de futebol que se muda para o interior da Califórnia após ficar desempregado. Em sua nova cidade, ele começa a trabalhar com um grupo de estudantes do ensino médio e aceita a missão de torná-los uma grande equipe de corrida. Juntos, eles vencem barreiras físicas e sociais para alcançar seu objetivo.
3. Em busca de um milagre (2004)
https://www.youtube.com/watch?v=Sc_3Sz86LWg
A história gira em torno de Ralph Walker, um menino órfão de pai e com uma mãe muito doente. Aos 14 anos, ele descobre um dom para correr longas distâncias ao ser obrigado a participar da equipe de atletismo da escola. Quando recebe a notícia dos médicos de que sua mãe não sobreviverá sem um milagre, ele decide criar um, determinando-se a vencer a Maratona de Boston, fazendo disso o desafio de sua vida.
4. Carruagem de Fogo (1981)
Este é um clássico sobre corrida. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, temos a história de dois atletas britânicos com um objetivo em comum: disputar os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris. No entanto, cada um tem um perfil bem diferente. Harold Abrahams (Ben Cross) é um estudante judeu que corre para ser famoso. Já Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário católico devoto, que corre em nome de Deus. O filme ficou marcado por sua música tema, composta pelo grego Vangelis, que se tornou hino de maratonistas de todo o mundo.
VEJA TAMBÉM: 10 dicas para estrear na corrida de rua
5. Raça (2016)
Baseado na real e incrível história de Jesse Owens. O atleta norte-americano teve seu auge durante os anos do nazismo, e tem de enfrentar a supremacia ariana divulgada por Hitler para fazer história nas Olimpíadas de Berlim de 1936. Ele leva quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, revezamento 4x100m e no salto em distância.
6. O Atleta (2010)
Também baseado em fatos reais, dessa vez de Abebe Bikila. Esse filme mostra a vontade inabalável do primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Na primeira delas, em Roma, 1960, o atleta correu os 42 km descalço, da mesma maneira como sempre treinou até então. Abebe tornou-se o primeiro atleta negro da África a conquistar uma medalha de ouro nos jogos olímpicos. Além das glórias do atleta, a produção etíope, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, também retrata a trajetória de superação do mesmo, após um acidente que o deixou na cadeira de rodas.
7. Filhos do Paraíso (1998)
Mais um indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, essa delicada produção iraniana acompanha a trajetória de duas crianças. Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos, que vive com sua família humilde, e perde o único par de tênis de sua irmã. Diante disso, o garoto precisa pensar em uma solução rápida para evitar a bronca dos pais. Ele então passa a dividir o seu próprio sapato com ela, ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida, para usar o dinheiro do prêmio para comprar um novo par de sapatos para sua irmã.