Nutrição

Frutas do outono: 8 opções para deixar a dieta mais saborosa

Fontes de vitaminas e minerais, alimentos típicos da estação podem contribuir para a saúde e o bem-estar

Frutas do outono / Foto: Shutterstock

As frutas do outono são uma excelente maneira de diversificar a dieta com alimentos naturais, saborosos e nutritivos. Ideais tanto para quem pretende emagrecer, ganhar massa muscular ou, simplesmente, melhorar a saúde e o bem-estar. Mais uma prova de que, para fazer dieta, não é necessário sofrer ou abdicar de paladares doces e recompensadores.

Por isso, com a ajuda da nutricionista Cyntia Maureen, separamos oito frutas do outono para você incluir na dieta e celebrar a chegada da nova estação – que vai de 20 de março até 21 de junho. Confira:

1) Maracujá: conhecido por ter um efeito calmante, cor amarela e sabor azedo, essa fruta do outono combina com sobremesas, sucos e chás. O alimento é rico em vitamina C, complexo B e sais minerais, características que proporcionam resistência aos vasos sanguíneos, agem contra infecções, colaboram com o sistema nervoso e o funcionamento do aparelho digestivo. A nutricionista ainda acrescenta que ele é bom para evitar queda de cabelo e atua na manutenção da pele e dos olhos.

2) Maçã: uma fruta do outono e de todas as outras estações, já que é facilmente encontrada durante o ano inteiro. Composta por vitaminas A, C, E, complexo B e minerais como ferro e fósforo, ela estimula o fígado, os rins e a produção de colágeno. Cyntia também destaca que a maçã colabora para a higiene bucal, pois sua consistência auxilia na remoção dos restos de comida, da placa bacteriana e ainda fortalece a garganta, prevenindo rouquidão.

3) Uva roxa: de acordo com a especialista, seu consumo diário colabora para a longevidade. Na casca e nas sementes dessa fruta do outono contém resveratrol, um potente antioxidante que retarda o envelhecimento e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

4) Tangerina: fonte de vitamina C, auxilia na imunidade, contribuindo com a prevenção de gripes e resfriados. “Sua cor alaranjada mostra o quanto ela também é rica em vitamina A, que tem grande efeito na saúde da pele e do cabelo. Também tem efeito diurético”, observa a nutricionista.

5) Caqui: primo distante do tomate, essa fruta do outono possui vitaminas A, C e complexo B. “Por ser rica em minerais como cálcio, fósforo e potássio, o caqui tem propriedades antioxidantes”, conta a especialista. Ele também combate o envelhecimento precoce, doenças degenerativas e pode fortalecer o sistema imunológico.

6) Abacate: “essa fruta é uma fonte de energia, rica em vitamina A, complexo B e possui gordura monoinsaturada, benéfica para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares”, afirma Cyntia. A nutricionista ressalta que a presença de ômega 3 em sua composição também pode auxiliar na saúde mental.

7) Goiaba: é rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro. Essa fruta do outono, que auxilia a reduzir o colesterol, não contém muito açúcar, gorduras ou calorias. “Além de combater infecções e fortificar os ossos, a goiaba regula o aparelho digestivo, controla o sistema nervoso e é ótima na cicatrização da pele”, afirma a especialista.

8) Coco: fonte de gorduras do bem, quando consumido em quantidades equilibradas, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e apresenta bom teor de sais minerais e fibras. “O coco tem ação antioxidante, estimula a atividade intestinal e ajuda na saciedade, por isso, é uma boa pedida para compor suas refeições”, finaliza Cyntia.

Fonte: Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom.

Você também vai gostar

Nutrição

Outra tese que reforça a ingestão saudável de frutas

Nutrição

Um auxílio é fundamental para que haja o consumo seguro

Nutrição

O consumo equilibrado garante uma boa saúde

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia

Sair da versão mobile