Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Esporte

Jogar xadrez pode aliviar sintomas de ansiedade, afirma neurologista

Os resultados, no entanto, começam a aparecer de médio a longo prazo

Jogo de xadrez para ansiosos
Jogo de xadrez para ansiosos - Shutterstock

Xadrez é o jogo de tabuleiro competitivo com objetivo de dar “xeque-mate” no oponente, ou seja, é o tipo de competição que exige silêncio, concentração e paciência de um competidor. Detalhes que geralmente afastam quem é energético, mas aí é que vem a novidade! Nesse sentido, o neurologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dr. Igor Barcellos indicou o jogo de xadrez para ansiosos. 

O impacto do jogo de xadrez para ansiosos

“Pessoas que são mais ansiosas têm dificuldade de concentração e têm um prejuízo principalmente na atenção. O xadrez pode ser uma ferramenta para melhorar a função das vias cerebrais relacionadas à atenção, à concentração, ao planejamento e às funções cognitivas no geral”, afirmou Igor em entrevista exclusiva para o Sport Life

Perdeu muitos jogos no início? Não consegue desenvolver nenhuma jogada e rapidamente encontra a derrota? Possui dificuldade para permanecer quieto diante do tabuleiro? Calma! Isso faz parte do início de um ciclo. Sem nenhuma previsão, a sugestão que resta é a de insistir. 

“Os dados da literatura não são muito claros quanto a isso (o tempo para se ter os benefícios cognitivos por meio do xadrez). Então, isso é muito particular e, também, quanto ao tempo e disposição”, completou Barcellos. 

Os trabalhos de pesquisas sobre xadrez

Assim, esse esporte também passa a ser indicado para crianças e até para idosos. Inclusive, alguns estudos foram conduzidos com crianças enxadristas há pelo menos um ano contra crianças que não praticam. O resultado dessa experiência acusou a melhora da memória, raciocínio, atenção, organização do pensamento e planejamento de ações. 

“Os estudos começaram a ser realizados nesse sentido na década de 60 e apontaram a melhora da memória em indivíduos que praticavam esse esporte regularmente. Raciocínio lógico, planejamento e inibições de ações são os efeitos do jogo no cérebro”, concluiu o Dr. Igor Barcellos. 

Dados 

A CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) anunciou no ano de 2018 a existência de 333 campeonatos e o cadastro de 30.806 enxadristas. Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) elencou o xadrez como um dos jogos culturais e intelectuais mais antigos do mundo, o que denota a combinação de esporte, pensamento científico e elementos da arte.

A origem do xadrez é incerta, isto é, há a tese que aponta o surgimento na Índia no século VI e outra com a acusação de “nascimento” na China por volta de 204–203 a.C. pelo líder militar Han Xin.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai