Quem faz academia sabe que, quanto mais carga você coloca em um exercício, menos movimentos você conseguirá realizar. Ou seja, se com 10kg você consegue fazer uma série de 15, com 20kg, provavelmente, esse número vai cair. Mas, afinal, o que é melhor? Mais peso ou mais repetições?
Muitos acreditam que, ao colocar mais peso no exercício, estão favorecendo o ganho de massa muscular. Enquanto que, quando se diminui a carga e realiza mais repetições, o foco se torna a queima de gordura. Mas, não é exatamente assim.
“Para acontecer a definição precisamos de hipertrofia. Ou seja, a pessoa que quer ficar definida, que quer aumentar a sua musculatura, ela irá treinar hipertrofia o ano inteiro”, explica o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin. Isso significa que, mesmo se você quer perder gordura, o foco da musculação deve ser a hipertrofia.
Mas, existem outros objetivos dentro do treino, onde é indicado realizar mais repetições ou, então, utilizar mais peso. Por isso, com a ajuda do especialista, separamos três objetivos comuns e o que é mais apropriado. Confira:
Mais peso ou mais repetições? Depende do objetivo
Hipertrofia (definição e ganho de massa muscular) – “Nós precisamos levar nossas séries até a falha com algo em torno de 6 a 12 movimentos, com a maior carga possível”, conta Twin.
Resistência muscular localizada – “Eu treinaria também até a falha, porém, com 20 a 30 repetições e a maior carga dentro dessas repetições”, diz.
Força – “Trabalhar com 1 a 5 repetições até a falha e a maior carga possível dentro dessas repetições”, finaliza o treinador.