Tendo sua primeira edição realizada em 1999, a Maratona da Muralha da China é uma das corridas mais desafiadoras e exóticas que existem. Ao longo dos seus 42 km, conta com paisagens de tirar o fôlego, cerca de 3700 degraus, subidas e descidas muito íngremes. Um marco na vida de qualquer corredor.
Rogério Sthanke é personal trainer e tem a corrida como parte do repertório do seu projeto “10 Maratonas Pelo Mundo”. Ele se prepara para as dificuldades de correr em um lugar com condições físicas e climáticas tão diferentes das quais está acostumado. É preciso estar pronto para enfrentar o calor de 39° e a grande quantidade de ladeiras que a Muralha da China possui.
A preparação para a corrida envolve um percurso de cerca de 30 km no Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo. Sthanke precisou redobrar os cuidados com a alimentação e ficar atento com as horas de sono. Além disso se prepara para chegar à China com dois dias de antecedência à prova. O objetivo é se acostumar com o fuso horário. Ele também precisou abdicar de algumas coisas e abrir mão dos finais de semana para estar pronto para a corrida. “Quando chega o fim de semana eu preciso dormir cedo porque no sábado as atividades do dia começam de madrugada. É o dia que me dedico aos longos percursos.
A jornada será um marco na carreira do personal e uma conquista pessoal. Rogério também já participou de maratonas no Rio de Janeiro, Patagônia e Atacama. No próximo ano, pretende correr no Everest, uma prova que será ainda mais difícil que a da China. Ela exigirá a chegada dele ao país com pelo menos um mês de antecedência.
Apesar da necessidade da preparação física, Sthanke acredita que outro fator é ainda mais importante: “com certeza a maior preparação é mental. A mente deve estar muito preparada para esse tipo de desafio. Se você acredita, você é capaz de tudo”, conta. O trabalho em conjunto de mente e corpo é a grande chave para o personal. É preciso ir aos poucos, claro, mas seguir sempre em frente até atingir o objetivo. O primeiro passo é o mais importante.
A Maratona da Muralha da China
A prova acontece na cidade de Tianji, a poucos quilômetros de Pequim. Neste ano, está marcada para o dia 20 de maio. As categorias são: maratona (42,195 km), meia maratona (21,1 km) e fun run (8,5 km – não competitiva). Ela envolve 2.500 corredores de 60 países diferentes, que percorrerão cerca de 3.700 degraus em uma elevação que vai de 200 a 493 metros. Para saber mais, clique aqui.
VEJA TAMBÉM
As 11 maratonas mais caras do mundo
Como deve ser a preparação para participar de uma corrida? Confira dicas