O excesso de peso, medido por meio do IMC, ou índice de massa corporal, não é o único risco para a saúde. A localização da gordura no seu corpo também é. Se você acumula gordura principalmente na região abdominal – ao redor da cintura -, estará mais propenso a desenvolver doenças do coração do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Portanto, saiba como medir a circunferência da cintura e consulte um médico para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.
Circunferência da cintura em homens e mulheres
Mulheres com cintura acima de 88 cm, ou homens com cintura superior a 100 cm têm mais chance ter algum problema do coração. Nestes casos, o risco de existir ao menos um fator clássico de risco coronariano aumenta consideravelmente.
Embora o estudo, aceito universalmente, não tenha sido realizado com a população brasileira, o limite de circunferência abdominal nos vários estudos varia de 95 a 105 cm.
Como medir a circunferência da cintura?
Foto: Shutterstock
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril.
Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Aproveite e veja também alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga:
-
-
1. Coma um GRAPEFRUIT por dia. De manhã, em jejum, ou antes de dormir. A fruta contém grandes quantidades de antioxidante, que retarda o envelhecimento celular, regula os níveis de glicose no sangue e aumenta as defesas. Pesquisas mostraram que quem come ou bebe o suco da fruta todo dia apresenta menores índices de glicose sanguínea e emagrece mais. A perda de peso estaria ligada aos menores teores de insulina no sangue. Em excesso, esse hormônio estimula o hipotálamo (região do cérebro), provocando sensação de fome, além de estimular o fígado a fabricar gordura, que pode obstruir as artérias e causar infartos e derrames. (Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
2. Coma LENTILHAS para ficar magrinho. Há muitos bons motivos para você fazer com que a lentilha faça parte de sua dieta. Rica em fibras e ótima fonte de proteínas, ela fará com que você se sinta satisfeito por mais tempo. E mais, por ter baixo índice glicêmico, ela é digerida mais lentamente, fazendo com que você não sinta fome logo depois da refeição. Coma uma xícara de lentilhas todos os dias. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
3. Alimente-se a CADA TRÊS HORAS. Ainda que cada pessoa seja diferente, adapte a sua rotina para fazer de quatro a cinco refeições diárias. Você não só assegurará que a sua glicemia se mantenha constante, como fará o corpo trabalhar o tempo todo, ou seja: o metabolismo se manterá mais acelerado. (Foto: Shutterstock.com)
-
-
Foto: Reprodução/Freepik)
-
-
5. Vá de FEIJÃO BRANCO. Rico em potássio, fósforo, zinco e ferro, o feijão branco contém, ainda, uma enzima chamada faseolina, que age como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares (cerca de 20%), o que leva à perda de até 4% do peso em 30 dias. E mais, ele ajuda a reduzir os níveis de triglicérides no sangue.
(Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
6. Aposte no IOGURTE. Adicionar iogurte à dieta acelera a perda de peso e dos pneuzinhos. Uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity revelou que pessoas que faziam um regime hipocalórico e comiam três porções de iogurte desnatado por dia perderam 22% mais peso, 61% mais gordura e 81% mais gordura na região do estômago do que quem não ingeria a delícia. O cálcio e a proteína desse produto lácteo ajudam a queimar a gordura e a promover o emagrecimento. (Foto: Reprodução/Pixabay)
-
-
7. Tempere com AZEITE de oliva e vinagre. O azeite de oliva extravirgem é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, que evitam o acúmulo de gorduras ruins nos tecidos. O vinagre contém ácido acético, que aumenta a velocidade com que o corpo queime gordura. (Foto: Reprodução/Pixabay)