Ás vezes, pequenas atitudes resultem em um grande ganho. Então, se você quer que sua saúde melhore sem muito esforço, temos oito dicas especiais.
1. Ter um bichinho de estimação melhora a sua saúde. Vários estudos já demonstraram que o seu cão ou o seu gato são os melhores aliados da sua saúde. Quem tem animal de estimação e se envolve com os seus cuidados tem menores níveis de cortisol, o hormônio ligado ao estresse, pressão arterial e colesterol reduzidos, pois seu estilo de vida é mais ativo (lembre-se: o seu amigão precisa passear todos os dias e você aproveita para se exercitar), e tem menos chances de ter depressão.
2. O sol é o grande inimigo da pele. Use boné e protetor solar sempre que for treinar ao ar livre e evite se exercitar entre 10h e 16h.
3. Fazer atividade física produz radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular. Mas é possível contrabalançar isso fornecendo antioxidantes ao corpo. Coma cinco porções de frutas e verduras todos os dias. Esses alimentos são riquíssimos nessas substâncias que melhoram a eliminação de radicais livres.
4. Caminhe para ser mais inteligente. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA). Andar moderadamente por 40 minutos, três vezes por semana, aumenta o número de conexões entre os circuitos cerebrais, combate a queda nas funções nervosas ligadas ao envelhecimento e aumenta a performance em testes de inteligência.
5. Ande ao ar livre para melhorar a vitalidade mental. Ensaio da Universidade Michigan mostrou que basta caminhar ao ar livre, de preferência em um ambiente “verde”, para recuperar a energia mental.
6. Exercite o quadril para cuidar dos joelhos. Exercícios de alongamento do quadril, feitos entre 30 e 45 minutos, duas vezes por semana, podem melhorar significativamente as dores nos joelhos de corredoras.
7. Não se deite se as costas doerem. Ao que tudo indica, manter a rotina e a atividade diária é melhor para se recuperar da dor lombar do que ficar na cama. É o que diz Joel Press, professor de Medicina e Reabilitação da Escola de Medicina Feinberg Northwestern (EUA). Ao analisar a atividade de pessoas com dor na lombar, ele constatou que tinham menos dor as pessoas que se mantinham ativas e não ficavam em repouso. O descanso na cama estava associado à piora da situação, devido à redução da força muscular.
8. Chocolate protege a pele. Esqueça o que você já ouviu sobre esta delícia. O chocolate amargo contém antioxidantes chamados flavonoides que melhoram a proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol. Claro, não esqueça de passar o protetor solar.