Resumidamente, a hipertrofia é o processo em que ocorre o aumento dos músculos, o que torna um “shape” de alguém impecável. É o tipo de objetivo que envolve paciência e renúncias quanto a alimentação e saúde. São tantas novidades que proporcionam várias dúvidas principalmente para os iniciantes, por exemplo: quais são os melhores suplementos para hipertrofia?
Nutricionista despista sobre os melhores suplementos para hipertrofia
“Eu não diria que são os melhores, mas são os de fato mais utilizados na prática, que são a creatina, o whey protein ou proteínas veganas, suplementos proteicos utilizados para que a gente consiga alcançar a meta de proteína necessária para alguém que está se exercitando com o objetivo de ganhar mais músculos”, respondeu com exclusividade para o Sport Life a nutricionista do Art Beauty Center Maiara Souza.
Maiara pontuou logo na sequência que a creatina detém o “poder” de aumentar a síntese proteica em indivíduos que já estejam ativos e destacou a importância do exercício físico.
“Isso é super importante de ressaltar (creatina para o ganho de síntese proteica). Afinal, nenhum suplemento vai substituir o fato de que é necessário ter o exercício e um treinamento com foco em hipertrofia para a gente obter a hipertrofia”, ponderou a nutricionista.
Dessa maneira, não há como definir esses suplementos citados para antes ou depois do treino, ou seja, a creatina tem o efeito de ser tomada diariamente, mas sem “obrigação” de ser ingerida no pré, pós ou durante o treino. O suplemento de proteína também é usado para atingir essas necessidades.
Outros avisos sobre o consumo de suplementos
Souza ainda garantiu que não existe uma melhor combinação de suplementos para hipertrofia. O motivo é que depende do objetivo e treinamento de cada um, isto é, a suplementação para uma pessoa que treina todo dia por uma hora querendo ganhar mais músculos é o oposto de quem pratica ciclismo ou CrossFit.
“É muito diferente de acordo com quem a gente está falando e quais objetivos são e o nível de treinamento dessa pessoa. Então, infelizmente a gente não tem uma ‘receitinha de bolo’ para isso”, completou a profissional.
Outro detalhe é que se deve esquecer o “conceito” daquilo que se deve tomar para ter resultados instantâneos na hipertrofia. “Nosso corpo precisa construir essa musculatura do mesmo jeito que a gente precisaria construir uma parede. A gente pode ter consistência nesse trabalho de construção. Tanto com alimentação quanto com treinamento e, especialmente, essa consistência com a alimentação”, advertiu.
Por que a bebida alcoólica não combina com hipertrofia?
“O álcool afeta o processo da criação dessa massa muscular, deixa mais lento e alguns casos dependendo da quantidade ingerida até interrompe esse processo. Então, a musculatura acaba cuidando. Um trabalho decisivo você vai lá, treina, se alimenta, criar essa massa muscular, mas como um consumo excessivo de álcool esse processo fica mais lento e atrasando também o seu resultado final”, terminou a nutricionista Maiara Souza.
Dados
O suplemento é mais um produto que cresce no mercado brasileiro. A Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) acusou que em 59% dos domicílios havia ao menos uma pessoa adepta do uso de suplementos.
Já o FMI (Future Market Insights) acredita que o mercado global de suplementos alimentares deve ultrapassar a “marca” de US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão) até o ano de 2025.