Usar munhequeira para treinar é algo comum de se ver, tanto em academias de musculação ou em esportes específicos, como tênis e calistenia. Mas você sabe qual é a verdadeira função desse tipo de equipamento? Veja como usá-la corretamente.
Conheça o impacto da munhequeira para treinar
“A principal finalidade da munhequeira é fornecer suporte e estabilização à articulação do punho, ajudando a prevenir lesões, protegendo os ligamentos, tendões e músculos da região. Além disso, a munhequeira também pode absorver o suor, manter a área seca, melhorar a aderência e o controle durante atividades esportivas, que exigem movimentos rápidos e precisos das mãos”, garantiu com exclusividade para o Sport Life o médico ortopedista Dr. Alexandre Guedes.
Assim, a munhequeira tornou-se obrigatória no tênis, pela exigência dos movimentos rápidos e repetitivos do punho. E também sua ajuda para estabilidade, que reduz a chance de lesão, como a “síndrome do túnel do carpo”.
“No levantamento de peso, é usada para alinhar o punho evitando a hiperextensão do punho e lesões dos ligamentos. No futebol, não é tão necessário. Somente em casos, que o jogador sinta necessidade de dar suporte ou proteção ao punho. Outro esporte é a natação, onde não temos muitos movimentos que coloquem o punho em risco. Sem contar que a munhequeira pode interferir na eficiência da braçada”, detalhou Alexandre.
Apesar dessas vantagens e especificidades citadas pelo Guedes anteriormente, a munhequeira não faz “mágica”, ou seja, a possibilidade de dano só aumenta com o seu uso incorreto.
“O maior risco é sofrer lesão nos ligamentos, tendões ou punhos, além de torções e contusões. Usar de forma incorreta pode acarretar também em restrição da circulação sanguínea, a amplitude de movimento, levando a sensação de formigamento, fraqueza muscular e desconforto”, alertou o ortopedista.
É recomendado usar munhequeira no dia a dia?
“Eu não recomendo o uso da munhequeira no dia a dia. Ao menos que uma pessoa tenha alguma lesão, contusão na área ou se a pessoa em seu trabalho faz muito esforço com os punhos. O uso prolongado e desnecessário da munhequeira pode enfraquecer os músculos e tendões do punho, tornando-os dependentes do suporte externo e, potencialmente, levando à perda de força e estabilidade”, orientou o médico.
Como usar corretamente?
Além disso, o ideal é que a munhequeira cubra o punho, que se estenda até a metade do antebraço, e, claro, a área do polegar deve permanecer livre para permitir a mobilidade.
“Alguns modelos de munhequeira possuem faixas de compressão ajustáveis. Use-as para fornecer o suporte necessário ao punho, garantindo compressão uniformemente ao redor da articulação. Ao utilizar a munhequeira, lembre-se de manter a amplitude de movimento natural do punho. Não aperte demais a munhequeira, pois isso pode limitar sua mobilidade e afetar a funcionalidade”, encerrou o Dr. Alexandre Guedes.