Além de um corpo forte e definido, a prática da musculação (mesmo a musculação para iniciantes) também garante benefícios ao sistema fisiológico e capacidades físicas como pressão arterial, flexibilidade e condicionamento físico. Além disso, pode ser uma atividade que ajuda a eliminar o estresse e proporciona a sensação de bem estar.
Para homens que nunca frequentaram a academia ou passaram muito tempo afastados da prática, é recomendado que o treino seja focado em exercícios multiarticulares, que garantem maior estabilidade articular e aprendizado do gesto motor. A professora de educação física da Smart Fit Natalia Bruzzone sugere alguns exercícios para entrar na rotina sem precisar passar horas na academia e, ainda assim, ganhar resultados.
A especialista explica que existem várias formas de divisão dos treinos. “Nem sempre é preciso treinar peito e tríceps, costas e bíceps ou pernas e ombros. Essa separação pode ser bem diversificada”, afirma Natalia. Antes de pensar no treino, é preciso estipular quanto tempo a pessoa terá por dia para treinar.
Os iniciantes devem investir em um treino direcionado três vezes na semana em dias alternados, buscando aumentar a carga a cada e mantendo as repetições. De acordo com a professora, o mesmo músculo não deve ser trabalhado dois dias seguidos.
Confira a sugestão de série de musculação para iniciantes homens e bom exercício!
- LEG PRESS HORIZONTAL: sentado, apoie os pés na plataforma, afastados um do outro e alinhados ao quadril. Realize a extensão dos joelhos e volte para a posição inicial. (Foto: Reprodução)
- SUPINO MÁQUINA: sentado, posicione as mãos nas manoplas e empurre fazendo a flexão dos cotovelos e mantendo-os abertos. Ao final, retorne à posição inicial. (Foto: Reprodução)
- LAT PULL DOWN MÁQUINA: sentado, posicione as mãos nas manoplas e puxe-as em direção ao peito, fazendo a flexão dos cotovelos. Ao final, retorne à posição inicial. (Foto: Reprodução)
- DESENVOLVIMENTO DE OMBROS NA MÁQUINA: sentado, posicione as mãos nas manoplas e empurre para cima, fazendo a extensão dos cotovelos. Ao final, retorne à posição inicial. (Foto: Reprodução)
- ABDOMINAL MÁQUINA: sentado, posicione as mãos nas manoplas e flexione o tronco, como se fosse dar uma cambalhota, e retorne à posição inicial. (Foto: Reprodução)
- EXTENSOR LOMBAR NA MÁQUINA: sentado, posicione o aparelho em uma angulação que consiga realizar a extensão das costas e depois retornar à posição inicial. (Foto: Reprodução)
Gostou do conteúdo deste post? Você pode receber ainda mais informações relacionadas à saúde e life style assinando o programa Viva Leve.
Edição: Fabio Toledo e Leonardo Guerino/Colaboradores – Consultoria: Natalia Bruzzone, professora de educação física da Smart Fit
