Agora é o momento do Projeto Verão, ou seja, época em que muitas pessoas lançam objetivos para uma alimentação melhor, prática regular de atividade física e criar aquele corpo impecável. Se o seu objetivo é hipertrofia, veja como ficar musculoso de forma natural.
Os três pilares para alcançar o objetivo
É necessário compreender que os três “pilares” para esse objetivo são treino, alimentação e a qualidade do sono. O treino precisa ser baseado na força e resistência. A alimentação ser hipercalórica, ou seja, preciso comer diariamente uma quantidade calórica superior aquilo que gastou.
“Caso a quantidade de calorias ingeridas seja igual a quantidade gasta, não é possível ganhar massa”, adverte o personal trainer Caio Signoretti, que reforça logo na sequência a importância da qualidade do sono.
“Durante o treinamento, a gente ‘agride’ a musculatura, gerando micro rupturas musculares. São pequenas lesões naturais. E o mecanismo de defesa do nosso corpo é aumentar a capacidade de força e resistência do músculo. Esse reparo muscular e hormonal é feito durante o sono”, garante.
Foco nos treinos
Outro ponto que Caio esclarece que não é legal deixar alguns treinamentos em segundo plano na hora de ganhar massa magra. “Quando você estimula um treino de perna, por exemplo, principalmente exercícios que atuam em grandes grupamentos musculares, esses exercícios têm a capacidade de aumentar toda a taxa hormonal. E por melhorar essa taxa, ela ajuda também nos membros inferiores”, justifica Caio.
O desenvolvimento muscular é aliado com a progressão de carga. Dessa forma, é preciso que haja a troca de treinamentos com certa regularidade. Ou seja, basta alterar o volume, intensidade, elevar ou diminuir as séries, número de repetições e quantidade de cargas. O corpo dificilmente responde caso a progressão de cargas não seja feita.
Signoretti finaliza que existe o limite fisiológico para que ganhe massa muscular naturalmente. “Esse limite acontece em média de três a cinco anos para um indivíduo em constante treinamento e alimentação adequada. Após esse período, é muito difícil ultrapassar essa barreira”, encerra.