Você adepto da corrida não é mais um que acorda cedo ou espera o fim da tarde para correr, ou seja, a “Running Era” está em alta no Brasil. Dessa forma, é importante se atentar com a saúde e nesse sentido o ortopedista Dr. Bruno Canizares vai apontar três lesões em corredores.
Confira as três lesões comuns em corredores
Entorse do tornozelo
“Os principais sintomas são dor intensa e inchaço geralmente na região lateral do pé, que é a dificuldade para andar e de movimentar o tornozelo. O tratamento consiste em repouso, uso de imobilizações e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia. Entorses mais graves podem necessitar de intervenção cirúrgica”, comentou.
Tendão de Aquiles
“Os principais sintomas são dor e rigidez articular no tornozelo. Na ruptura súbita, o paciente apresenta uma dor intensa e sensação de “pedrada”. No exame físico, pode-se notar um espaço palpável e perda da flexão plantar do pé. O tratamento varia de acordo com o tipo de lesão desde o uso de gelo, anti-inflamatórios e fisioterapia até a cirurgia. A prevenção é fundamental para evitar a lesão, o que inclui aumento progressivo dos treinos, fortalecimento da musculatura da panturrilha e das pernas, e uso de calçados adequados para a prática de atividade física”, garantiu o médico.
Fascite plantar
“Consiste na inflamação da faixa de tecido, que conecta o calcanhar aos dedos. Os sintomas incluem dor aguda na região do calcanhar, especialmente pela manhã ao dar os primeiros passos. Também pode haver inchaço e sensibilidade na área afetada. O tratamento envolve repouso, alongamentos, uso de calçados adequados e em alguns casos palmilhas ortopédicas. O fortalecimento da musculatura conhecida como Foot Core também é importante. A fisioterapia e o gelo podem aliviar os sintomas”, encerrou o Dr. Bruno Canizares.
Tendência
O interesse pela corrida não para de crescer no Brasil, isto é, surgem vários eventos e atletas amadores e profissionais. Além disso, o aumento da procura pela palavra “corrida” registrou o principal número de buscas no Google nos últimos 20 anos.