O nosso corpo passa por mudanças naturais à medida que envelhecemos, ou seja, muitos idosos passam por perda de massa muscular e mobilidade reduzida. Ainda assim, há muito o que se fazer para retardar esse processo. E, nesse sentido, a fisioterapeuta Josi Araujo vai expor os três impactos do pilates na terceira idade.
Veja os três impactos do pilates na terceira idade
Mobilidade e flexibilidade
“O pilates enfatiza movimentos controlados e alongamentos suaves, o que aumenta a amplitude de movimento das articulações. Com o tempo, suas articulações se tornam mais flexíveis e seus músculos menos tensos, que aliviam a rigidez e melhoram o conforto nas atividades diárias”, disse.
Prevenção de quedas
Promove a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e da estabilidade. “Os exercícios que trabalham a consciência corporal são essenciais para ajudar na correção da postura. Isso ajuda os idosos a entenderem melhor como seu corpo se move e a fazer ajustes para evitar movimentos prejudiciais que possam levar a quedas”, declarou.
Pilates na terceira idade melhora da postura
A especialista concluiu que esse método enfatiza o fortalecimento dos músculos do core, o alinhamento adequado e consciência corporal, o que contribuem para manutenção da postura saudável.