O treino de musculação é conhecido pelo seu lado “completo”. Ou seja, promove condicionamento físico, melhora a postura, resistência muscular, ajuda no sono, e, claro, propicia o desenvolvimento dos músculos. Ainda assim, o treino só ocasiona resultados satisfatórios quando cumprido à risca. Aí é que surge uma dúvida: pode fazer musculação com tênis All Star?
Musculação com tênis All Star
“Os tênis All Star não possuem indicação para muitos exercícios comumente realizados na academia. Principalmente aqueles que envolvem movimentos dinâmicos, de agilidade e pliometria, que necessitem amortecimento. No treinamento de musculação, o tênis All Star geralmente é usado por conta de seu solado reto. Que atende a necessidade de estabilização de movimento para movimentos como agachamento”, afirma em entrevista exclusiva para o Sport Life a profissional de educação física especializada em biomecânica e residente multiprofissional no Hospital Universitário Cajuru Kahoane Sandmann.
Esportes em geral com esse tipo de tênis
“Embora popular, o tênis All Star não tem indicação devido à falta de recursos essenciais para suporte e estabilidade. Indica-se o uso de calçados projetados especificamente para treino para maximizar o desempenho biomecânico e minimizar o risco de lesões e problemas articulares”, destaca Kahoane.
Logo em seguida, Sandmann traça a comparação dos modelos cano alto e curto, cuja análise aponta a vantagem para o cano alto por conta do melhor suporte e estabilidade para o tornozelo.
“É importante observar que independente do modelo, os tênis All Star ainda carecem dos recursos especializados necessários para um treinamento de musculação eficaz e seguro, principalmente para praticantes avançados”, reforça.
Então, qual é o tipo de tênis indicado para quem faz musculação?
“Existem vários modelos de tênis mais indicados. Marcas que projetam calçados especificamente para academia, direcionados ao treinamento de resistência e força oferecem recursos, como solas planas e estáveis, suporte de arco e materiais reforçados para a estabilidade necessária no treino. Esses sapatos feitos para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões durante os exercícios de musculação”, encerra Kahoane Sandmann.