Os criadores do Iron Biker Brasil decidiram inovar e bolar uma prova em um dos lugares mais bonitos e emblemáticos do país: o Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), que reúne obras de arte de 450 artistas brasileiros e estrangeiros. A primeira edição do Iron Runner acontece no dia 3 de julho e a expectativa é reunir 1 600 corredores para as provas de 7 km e 21 km. “Esta será uma prova com diferentes tipos de terreno – trilhas fechadas, abertas, estradão, single track, cascalho e grama, entre outros. Tanto o percurso de 7 km quanto o de 21 km são bem duros e contemplam as áreas de visitação e o entorno do parque”, explica Lucas Fonda, diretor-executivo do Iron Biker Brasil e do Iron Runner Brasil.
Sidney Togumi, director técnico da Upfit Assessoria Esportiva, recomenda treinar em subidas e descidas pelo menos 2 vezes por semana em dias alternados. “Além disso, é importante ter em mente que correr na terra aumenta o tempo de prova, o que significa que se deve ajustar esse tempo. Mais: o corredor deve fazer treinos de caminhada rápida em subida, pois talvez seja necessário caminhar durante a prova, não deixar de lado os treinos de musculação e realizar um aquecimento de 10 min a 15 min antes de largar”, recomenda.
Veja também: O posicionamento certo para fazer caminhada em trilhas
Largada e chegada acontecem no estacionamento do Instituto, que contará com vestiários com chuveiro e guarda-volumes, além de palco para um aulão antes da prova. Alguns funcionários do Instituto também vão participar e estão bem empolgados com a ideia. “Eu tenho certeza de que vai ser maravilhoso e de tirar o fôlego. Vamos poder ver o Inhotim sob uma perspectiva diferente e correr por um dos lugares mais lindos do mundo. Trabalho aqui há quase 7 anos e já vivenciei muitos momentos históricos. Esse, com certeza, será um deles”, conta Raphaelly Sandrine, mediadora de projetos do Inhotim.
Iron Runner Brasil (Brumadinho, MG)
Data: 3/7
Percurso: 7 km e 21 km
Largada: 7 km, às 9h, e 21 km, às 9h10
Máximo de inscritos: 1 600
Postos de hidratação: em média, a cada 3 km
Premiação: troféus e medalhas
Site: clique aqui.