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Conheça os principais conceitos do pilates

Concentração, respiração e controle são alguns dos benefícios que a prática pode trazer para aqueles em busca de uma maior disposição física

Pilates é bom recurso para conquistar a barriga chapada
Foto: Reprodução/ GettyImages

Ao sofrer com asma, raquitismo e febre reumática na infância, o enfermeiro alemão Joseph Pilates desenvolveu uma técnica para melhorar sua saúde. Quando superou seus problemas e melhorou seu condicionamento, passou a trabalhar para disseminar sua invenção, e, logo após, a veria popularizada. Hoje, os principais conceitos do pilates estão espalhados pelo mundo todo.

Por ser um exercício que não exige muita mobilidade e pode ser feito com intensidades variadas, o pilates é indicado para pessoas de todas as idades, inclusive idosos. “Não existe limite de idade, porém, é necessária uma avaliação médica prévia. Os exercícios podem ser adaptados conforme as restrições de cada pessoa e se destinam a todos os públicos”, ressalta a médica com especialização em geriatria Milene Silva Ferreira. Conheça um pouco mais sobre a prática e sua importância para a saúde a seguir.

principais conceitos do pilates

Foto: Getty Images

 

Principais conceitos do pilates

Fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, favorecimento da postura são apenas alguns dos benefícios do pilates. Para isso, a técnica trabalha com seis princípios básicos criados por Joseph. Descubra abaixo quais são.

1- Concentração: Para trabalhar o físico, é preciso estar com a mente afiada. Afinal, é do órgão que vem o controle das ações que o corpo toma. “Por isso, é fundamental prestar atenção aos movimentos executados e observar como os músculos respondem”, explica o educador físico Thiago Martinez.

2 – Respiração: A função é a responsável pela circulação do ar. Por isso, respirar corretamente oxigena o sangue e ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios.

3 – Controle: de acordo com Thiago, o domínio muscular do método consiste em não permitir movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Ou seja, nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por se fazer. Cada movimento tem uma função.

4 – Precisão: “A concentração em fazer um movimento preciso em vez de muitos sem vontade é uma condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício”, conta o educador físico.

5 – Centro de força: todas as pessoas têm um grupo de músculos composto por abdômen, lombar, quadris e glúteos, e Pilates chamou esse conjunto de “casa de força”. “Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades”, afirma o profissional.

 

Você conhecia os principais conceitos do pilates? Apresente essas vantagens para os seus amigos para influenciá-los a praticar a técnica e desfrutar de seus benefícios!

 

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Consultorias: Milene Silva Ferreira, médica com especialização em geriatria; Thiago Martinez, educador físico

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