“Há uma maneira correta de andar. Deve-se tocar o chão com a parte de fora do calcanhar, depois apoiar o pé inteiro, jogando o peso levemente para o lado de dentro, e por último retirar o calcanhar e os dedos do chão para dar o passo”, explica a fisioterapeuta Tayla Perosso de Souza.
Os cuidados são ainda maiores para corredores, pois a atividade exige bastante dos músculos das pernas e pés. “Naturalmente as formas de pisar, o ‘desenho’ da corrida, as posturas da bacia e tronco, cooperam para uma melhor distribuição das cargas sob as plantas dos pés, acrescentando performance e prevenindo lesões, especialmente das articulações dos membros inferiores e da coluna vertebral”, destaca Gurgel.
Além disso, é preciso seguir um treino completo, que fortaleça todo o corpo. “Correr usando a técnica certa pode prevenir lesões, mas um bom planejamento do programa de treino, com sessões de fortalecimento, pode reduzir os índices de contusões associadas à prática da atividade física”, afirma Anjos.
Veja também: 16 razões para a corrida entrar de vez na sua vida
Momento de relaxar
Camiseta suada é sinal de muita energia gasta! Após o exercício físico, é hora de relaxar, mas não antes de se alongar. Isso mesmo: o alongamento deve ser feito antes e depois de se exercitar para que os músculos se recuperem bem de todo o esforço. Cinco minutos já são o suficiente.
Supervisão profissional
Atividade física é coisa séria e, por isso, pede a supervisão de profissionais. Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, busque a orientação de um educador físico. Somente ele é capaz de desenvolver um plano de atividade de acordo com seu porte físico.
Texto: Natalia Negretti