Fale para alguém a palavra quiropraxia e a primeira coisa que vem à cabeça de boa parte das pessoas é um “crack” na coluna. Afinal, essa é a imagem que fica para a maioria de nós: manipulações e torções das costas que até podem fazer parecer que as vértebras estão sendo quebradas.
Porém, existe muito mais por trás do tratamento quiroprático. Ele é capaz de prevenir diversas doenças e dá condições para uma vida mais saudável. Para praticantes de corrida, pode ajudar até mesmo na melhora de desempenho. A especialista do Colégio Real de Quiropraxia do Canadá, Jaclyn Kissel, e o quiroprata esportivo Marcos Borges Botelho nos ajudam a apresentar esse tratamento.
Tire suas dúvidas sobre quiropraxia esportiva:
- O QUE É? Como já apresentado, a quiropraxia esportiva é uma terapia que tem como foco a correção biomecânica, principalmente da coluna vertebral. (Foto: Reprodução)
- COMO FUNCIONA? Nosso sistema nervoso se espalha pelo corpo. Devido à alteração biomecânica ou de funcionamento nas articulações da coluna, pode ocorrer um desequilíbrio das funções nervosas e de estímulo à camada muscular. Corrigir a mecânica da corrida permite a recuperação do nervo e dos padrões de resposta do músculo. (Foto: Shutterstock)
- Foto: Shutterstock
- Foto: Shutterstock
- CONTRAINDICAÇÕES: praticamente não há. Basicamente, apenas a pessoas portadoras de doenças graves, entre elas câncer, e pressão arterial muito alterada, não se recomenda fazer. (Foto: Shutterstock)
Edição: Fabio Toledo
LEIA TAMBÉM
- Doença de Alzheimer pode ser tratada com Pilates
- Aromaterapia: como funciona, os benefícios para a saúde e os óleos essenciais
