Com percurso e altimetria desafiadores, prova reunirá 300 participantes em Treviso (SC)
Por Amanda Preto
A charmosa e pacata cidadezinha de Treviso, em Santa Catarina, não estava tão agitada desde o ano passado, quando foi palco da estreia da Mizuno Uphill Marathon, com a participação de 50 convidados. Agora, em sua segunda edição, a prova terá 300 corredores, alguns deles novamente dispostos a encarar os 42K e uma altimetria de percurso que chega a 1419 m.
No evento pré-corrida, o ultramaratonista Bernardo Fonseca compartilhou em nome da Mizuno algumas informações-chave para quem vai literalmente correr pra subir. Se você vai participar e perdeu algum detalhe, não deixe de ler. E se você é curioso, não deixe de ler também!
Largada
Horário: 7h
Ponto de encontro: em frente à Prefeitura Municipal de Treviso – SC
Altitude inicial: 154 m
Chegada
Mirante da Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra – SC
Altitude final: 1419 m
Horário de término da prova: 13h, impreterivelmente
Importante
O atleta que passar pelo ponto de corte após o horário estipulado será desclassificado da prova e será obrigado a embarcar no ônibus que fechará a prova, levando-o ao local de chegada da meia maratona.
Ponto de corte 1: 21K
Tempo: 3h (10h da manhã)
Ponto de corte 2: 12K
Tempo: 4h (11h da manhã)
Pontos de hidratação (Special Points)
Bebidas: água, isotônico e coca-cola
Alimentos: sal, amendoim, passas, banana e maçã
Banheiro químico
Localização: 21K a 10K
Recuperação
Os corredores terão à disposição esponjas geladas e sacos de gelo nas marcações dos 12K e 2,5K
Segurança e assistência
5 UTIs móveis distribuídas no trajeto e posto médico na chegada. Para dar respaldo no trajeto, haverá motos-batedor e staffs de percurso. Dica importante: mantenha-se sempre à direita do trajeto.
Pós-prova
Mesma alimentação oferecida nos pontos de hidratação, sacos de gelo individuais e, como prêmio para todos, medalha e camiseta de “Survivor” (sobrevivente), além de sessão de massoterapia.
Premiação
1º lugar: Maratona de Amsterdam de 2015 com tudo pago (inscrição, passagem e hospedagem)
2º e 3º lugares: tênis Mizuno Wave Sayonara Uphill 2014
Se os recordes (masculino 3:31:11 do Leonardo Maciel) e feminino (3:48:34 da Mirlene Picin) do ano passado forem batidos, prêmio extra: tênis Mizuno Wave Sayonara Uphill 2014 e 1 mala e viagem da Mizuno).
Dicas do Bernardo Fonseca para fazer uma prova tranquila
– Não existe milagre. Você precisa estar bem treinado, bem alimentado e com a cabeça “fria”. Ansiedade é normal, mas procure manter a serenidade e o foco no seu objetivo.
– Não faça nada que não tenha treinado. Estripulias podem causar problemas para você durante o percurso.
– Quando começar a doer as pernas ou outra parte do corpo, lembre-se de que o sofrimento é passageiro, mas a desistência é definitiva!