É bem comum partir direto para a atividade física e deixar o alongamento de lado. Mas a simples prática pré-treino pode trazer muitos benefícios, como relaxamento corporal e prevenção de lesões. “Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho nos exercícios, evitando entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares”, afirma Franklin Bisneto, educador físico da Bio Ritmo.
Segundo ele, quando não se alonga antes do treino, há um maior risco de ocorrer distensões musculares. “É fundamental realizar o alongamento de cada parte do corpo antes de iniciar a rotina de exercícios. Os alongamentos após uma sessão de treino, por exemplo, têm como objetivo proporcionar um relaxamento para a musculatura que foi exigida”, explica Bisneto.
Veja também: Ciência comprova: passar frio ajuda a emagrecer
Embora seja simples, se você não tem o hábito de fazer alongamento, é bom ter acordo o auxílio de um profissional para orientar na execução dos exercícios. “Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independentemente da idade ou condicionamento físico, o que pode variar é a intensidade. Uma pessoa sedentária pode começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade aumenta gradativamente”, orienta Bisneto.
Em resumo: o alongamento antes da atividade física reduz tensões, relaxa o corpo, promove mais consciência corporal, previne lesões e ativa a circulação. Vamos nos alongar?