O ovo faz parte da refeição do brasileiro, ou seja, pode ser ingerido tanto no café da manhã quanto nas demais refeições. Ainda assim, alguns mitos cercam o consumo desse alimento e dessa forma a equipe de nutrição do Instituto Ovos Brasil nos contou 5 mitos e verdades sobre consumo do ovo.
5 mitos e verdades sobre consumo do ovo
1. A proteína do alimento está contida somente na clara?
Mito! A proteína do ovo está distribuída na clara e gema. O ovo possui em torno de 6g de proteína, em torno de 3,6g na clara e 2,7g na gema.
2. O ovo tem algum papel importante relacionado à saúde dos olhos?
Verdade! A gema possui os carotenoides luteína e zeaxantina, que são extremamente antioxidantes e protegem os olhos da luz. Esses carotenoides ficam depositados em uma região da retina, chamada mácula, área responsável pela visão. Na ausência desses pigmentos, pode ocorrer a degeneração macular relacionada à idade, doença que compromete a visão e pode provocar cegueira de forma irreversível. São esses carotenoides que proporcionam a cor amarelada a gema.
3. Existe diferença entre ovos brancos e vermelhos?
Mito! A coloração da casca do ovo está relacionada à raça da galinha. Na prática, não existem diferenças na composição nutricional entre os dois tipos de ovos.
4. O ovo influencia a função cognitiva?
Verdade! O ovo possui na sua composição colina, vitamina do Complexo B, que é um componente de todas as células, atua na condução do impulso nervoso, responsável pela memória e auxilia na cognição.
5. Existe diferença entre ovo líquido e ovo in natura?
Mito! Não existe nenhuma diferença nutricional
Fonte: Equipe de nutrição do Instituto Ovos Brasil