Nutrição

Superalimentos: beterraba, o alimento ideal para sua máxima performance

Nutricionista explica as propriedades da beterraba e revela o porquê ela é um dos melhores alimentos de pré-treino. Veja também uma receita de suco com ela!

Foto: Shutterstock

Todo mundo conhece o superalimento beterraba, aquele vegetal de cor avermelhada com um sabor levemente adocicado. Versátil, a beterraba pode ser consumida crua, cozida ou assada, e contém centenas de propriedades benéficas para a saúde, principalmente para quem pratica atividade física regularmente. “A beterraba é rica em nitrato, um composto que funciona como vasodilatador, ou seja, ele aumenta o fluxo de oxigênio no sangue, o que melhora a performance no treino“, explica a nutricionista Amanda Maffei.

Além de ter essa função vaso dilatadora o superalimento beterraba é fonte de carboidratos, o que faz com que ela se torne o alimento ideal para ser consumido no período antes do treino.  De acordo com a nutricionista, existem muitas variáveis a serem consideradas para definir a quantidade de consumo diário da beterraba, mas em linhas gerais, uma beterraba grande é o suficiente. Ela deve ser pré-cozida para facilitar a absorção dos nutrientes.

A beterraba possui em média, 50 calorias distribuídas em antioxidantes, fibras, carboidratos, nitrato e vitaminas A e C. Seu consumo ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a formação dos ossos, prevenir doenças no baço e no fígado. E não para por aí: a beterraba ajuda a prevenção contra o câncer, estimula a produção de glóbulos vermelhos, e por aí vai. Agora que você já conhece um pouco do superalimento beterraba, aprenda uma rápida receita de suco funcional, que pode ser ingerido 30 min antes do treino ou como desejar:

Suco power do superalimento beterraba:

  • 1 beterraba média
  • 1 fatia de melancia fina
  • 200 ml de água de coco

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador e beba imediatamente. Essa receita funciona como um pré-treino!

Além da beterraba, outros alimentos também te ajudam na recuperação alimentar:

Fonte: Amanda Maffei, nutricionista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Nutrição Esportiva na USP. Atualmente atua na Estima Nutrição.

 

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

É um vegetal indispensável para uma boa saúde

Nutrição

Do aumento da imunidade ao ganho de performance nos treinos, conheça as vantagens de incluí-la na dieta

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Nutrição

Nutricionista explica como a dieta pode contribuir para a regeneração dos tecidos desgastados pelo treino

Sair da versão mobile