Como manter a saúde dos ossos e evitar a osteoporose

Entenda como os exercícios físicos pode afetar a saúde dos seus ossos a longo prazo e saiba o que fazer para amenizá-los

natação_saúde dos ossos
Foto: Getty Images

“Exercício físico faz bem para a saúde.” Nas últimas décadas, essa frase se tornou um quase manifesto. No entanto, o que praticar para que se tenha essa tão saúde tão desejada? Afinal, cada esporte tem o seu ponto forte e fraco. Então, para você que pratica esportes de longa duração e alta performance é importante que você entenda e saiba de cada um dos riscos dessa modalidade para a saúde dos seus ossos. Ficou curioso?

Leia também: Afinal, a cerveja pode fazer parte da dieta? Nutricionista explica

Tem vontade de praticar paraquedismo? Veja dicas para experimentar

Confira o que dizem os especialistas sobre os impactos de alguns esportes na saúde dos ossos:

 

 

No entanto, vale lembrar que o exercício físico é apenas um dos fatores que afetam a saúde óssea. A densidade do osso depende de um processo dinâmico de formação e reabsorção do tecido ósseo chamado de remodelação, que acontece de forma desigual ao longo da vida e sofre a influência da genética, de hormônios, da alimentação, da exposição ao sol (que estimula a produção de vitamina D, que atua em sinergia com o cálcio). Além de peso e da composição corporais.

“Com o envelhecimento, a perda de minerais pela reabsorção tende a ser maior do que a formação. O que torna maior o risco de fraturas é um baixo estoque de massa óssea para sustentar essa perda inevitável. Por enquanto, o conselho mais aceito é começar cedo com esportes variados, progredir nos treinos de força ao longo da vida adulta e se manter firme nos exercícios de manutenção quando a idade chegar”, explica Lidia Bezerra, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Exercício, Saúde e Envelhecimento da Universidade de Brasília.

Cuide bem dos seus ossos e pratique esportes com cautela sempre com acompanhamento de especialistas. Se você tiver feito tudo corretamente até lá, a osteoporose não vai te derrubará tão facilmente.

Gostou? Curta e compartilhe nas redes sociais! 🙂

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você