Quando você vai cozinhar, certamente se preocupa com a qualidade e o sabor da comida. Além disso, também é preciso estar atento ao modo de como aquilo que será consumido irá influenciar no nosso organismo. Dependendo da sua escolha, podemos emagrecer ou engordar, ganhar ou perder saúde. Por isso, os temperos têm grande influência e precisam ser escolhidos à dedo.
Separamos abaixo 4 opções para fugir do sal e buscar novos sabores. OS temperos naturais dão um sabor delicioso e ainda possuem substâncias capazes de trazer muitos benefícios à saúde.
1 – Salsinha
Duas colheres de sopa de salsinha fresca fornecem mais de 150% da dose diária recomendada de vitamina K, nutriente que tem papel importantíssimo na coagulação do sangue, função hepática e formação dos ossos. Além disso, se você sofre com mau hálito mastigue um pouco da planta e notará uma boa mudança.
2 – Alecrim
Se você é fã de churrasco, preste atenção aos benefícios desta erva. Expor a carne a altas temperaturas (na grelha ou churrasqueira, por exemplo) leva à formação de substâncias chamadas aminas heterocíclicas, que aumentam as chances de câncer. Mas, segundo pesquisadores americanos, adicionar o tempero à carne reduz entre 60% e 80% a formação desses compostos e deixa ela deliciosa, não é mesmo?
3 – Tomilho
Duas colheres de chá da erva fornecem quase 20% da dose diária recomendada de ferro. Além disso, o tempero é rico em manganês, mineral que turbina as funções cerebrais e cuida da saúde dos ossos e da pele.
4 – Orégano
Se você puder usar uma única erva na cozinha, que seja o orégano. Essa folhinha contém 20 vezes mais antioxidantes que outras semelhantes e quase tanto quanto uma fruta. Só para que se tenha uma ideia, uma colher de sopa de orégano fresco tem quase tantos antioxidantes quanto uma maçã.