Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Aposte nos temperos naturais e ganhe em bem-estar

Os temperos industrializados ganharam espaço nos mercados, mas fique alerta: eles trazem muitos prejuízos para sua saúde!

Troque os temperos industrializados pelos naturais
Foto: Shutterstock

Tão importante quanto os alimentos consumidos é forma de temperá-los e cozinhá-los. Isso determina o quão saborosa sua comida vai ficar. Por isso, os temperos têm grande influência e precisam ser escolhidos à dedo.

Pois, atualmente há uma variedade muito grande de industrializados no mercado e eles podem induzir ao sobrepeso e até mesmo à doenças crônicas como as cardiovasculares e hipertensão.

A nutricionista Paula Crook alerta para o fato de que esses temperos possuem um alto nível de gordura possuem alto teor de sódio e aditivos químicos que fazem mal à saúde. “Além disso, muitas pessoas têm o hábito de usar no preparo das refeições maionese, creme de leite, queijos gordos (gorgonzola, parmesão, mussarela), bacon e presunto. Alimentos que além de aumentarem o valor calórico dos pratos, são ricos em gorduras saturadas, colesterol e sódio”, explica.

A melhor alternativa para temperar saladas, carnes ou qualquer outro tipo de alimento é sempre buscar temperos naturais. Ervas, legumes e raízes, que além de serem mais saudáveis, podem dar sabor, aroma e aparência melhor ao prato.

Evite
Os caldos industrializados, de carne, frango, peixe e legumes, apresentam grandes quantidades de sódio (cerca de 1 a 2 g), enquanto a quantidade diária recomendada pelo Ministério da Saúde é de 5g. O consumo exagerado desses temperos pode deixar o sistema cardiovascular sobrecarregado e contribuir para o surgimento de doenças.

Evite também derivados do leite como queijos amarelos, creme de leite e requeijão. O preparo de carnes merece atenção em dobro, já que o processo de cozimento é mais lento.

Naturais e benéficos
Para substituir molhos industrializados que muitas vezes são a primeira opção para o tempero de carnes, invista em suco de limão, laranja com alecrim, molho de salsinha com vinagre, azeite ou vinho branco.

O sal pode ser substituído por ervas frescas, que ainda servem como remédio, como alecrim, salsinha, orégano, tomilho, açafrão, gengibre, alho, cebola, sálvia ou manjericão.

Ao invés de óleo, prefira o azeite de oliva extra virgem, rico em gorduras monoinsaturadas. Para quem prefere sabores mais fortes, a pimenta também pode ser uma alternativa.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Temos 4 temperos que, além de garantir benefícios para a saúde, também podem deixar suas receitas muito mais saborosas. Confira!

Nutrição

Você entra em um self-service e vê uma variedade enorme de opções para fazer sua salada, certo? Mas você sabe combinar os ingredientes?

Saúde

Ingredientes naturais, encontrados na sua geladeira ou jardim, podem te ajudar a se livrar de dores em geral sem precisar ir à farmácia