Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

Saiba como fazer um churrasco de forma saudável

Aproveitamos que esse sábado (24) é o Dia do Churrasco para mostrar como unir essa prática ao estilo de vida saudável

Dia do churrasco: veja dicas para um consumo saudável
Foto: Shutterstock

O Dia do Churrasco chegou e ele cai logo em um sábado. Então, nada melhor do que colocar aquela carne para assar, não é mesmo? E a prática está liberada, mas claro que alguns cuidados devem ser tomados.

A nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela nos contou o que é preciso fazer esse ato tão gostoso também seja saudável. “O churrasco é feito tipicamente de proteína, então, quanto melhor a proteína, melhor o churrasco. Mas, quem busca um churrasco mais saudável precisa dar preferência as carnes menos tostadas, com menor exposição a fumaça e com cortes pequenos, para reduzir a exposição ao carvão. O tipo de carvão e a quantidade de gordura na carne também influenciam. Ou seja, quanto menos gordura, melhor, para formar menos substâncias que são cancerígenas ao nosso corpo”, afirma.

Além da carne, também é preciso ficar de olho nos acompanhamentos. “Ter o hábito de acrescentar legumes, verduras no churrasco também é uma opção para aumentar as fibras. Evitar molhos muito gordurosos, como a maionese, pois eles acabam incrementando a gordura do churrasco. No entanto, os molhos ácidos podem melhorar a absorção do ferro e de outras substâncias boas presentes na carne”, emenda.

Segundo a médica, o principal fator para ter atenção está na fumaça gerada. “Precisamos ter muito cuidado com a fumaça do churrasco. Ela pode ser prejudicial tanto na carne, indo para nosso trato gastrointestinal, como via inalatória, podendo resultar em câncer no pulmão“, conta.

Existe o ponto certo da carne no churrasco mais saudável?

Ana Luisa ainda conta qual é o ponto certo para quem quer se manter com a saúde em alta. “Quanto menos passada, melhor. Se você quiser uma carne mais bem passada, tome cuidado com o tipo de lenha ou carvão e evite a exposição direta na fumaça. Coma acompanhado de muitas folhas verdes, frescas e de líquido”, pontua.

Por fim, a especialista reforça a importância de evitar a transformação da carne em substâncias nocivas ao nosso corpo. “O grande problema do churrasco é a presença dos hidrocarbonetos, que eles acontecem na queima da carne e com a exposição na fumaça. Eles dão a textura crocante, juntamente com as aminas heterocíclicas, que acontecem quando os aminoácidos são expostos ao calor. Ela é prejudicial à saúde. Então, quanto menos isso acontecer, mais saudável será o churrasco”, conlui.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Esse momento descontraído também pode ser saudável

Nutrição

Tomando algumas precauções na hora de assar a carne, é possível tornar o churrasco, uma comida tão comum em nosso país, mais saudável

Nutrição

Tomando algumas precauções na hora de assar a carne, é possível tornar o churrasco, uma comida tão comum em nosso país, mais saudável