Treino power antilesões para quem quer começar a correr!

Confira o treino indicado pelo personal trainer Paulo Borges para prevenir lesões e problemas articulares

O treino antilesões é importante para fortalecer a musculatura e aquecer o corpo antes de começar uma corrida, seja na rua ou na esteira. Se você é um iniciante, essas atividades vão te ajudar a desenvolver mais resistência.

No vídeo, você poderá encontrar algumas dicas de aquecimento para auxiliar o aumento do seu condicionamento físico por meio de exercícios power.

Treino antilesões

Além dos treinos antilesões, é importante conhecer alguns exercícios que podem incrementar seu desempenho na hora de correr, como atividades de aquecimento. Essa etapa é essencial, pois, quando saímos do estado de repouso para dar início à sequências de movimentos, nosso corpo entra em um período de maior atividade metabólica para ajustar o organismo. Isso acontece pois nossos músculos precisam produzir mais energia para executar exercícios sem que aconteçam lesões durante o processo.

Essa energia é produzida a partir de procedimentos anaeróbicos e aeróbicos. O primeiro pode ser ativado de maneira instantânea, pois é ele que atende a demanda energética que nosso corpo precisa durante o início da atividade. Depois de alguns instantes, ocorre uma transição na qual o metabolismo aeróbico passa a ser o agente produtor de energia. Esse propulsor segue no comando até que o indivíduo atinja a fase estável do exercício, que é o equilíbrio na distribuição de intensidade mandada para o organismo.

O aquecimento cuida para que os seus músculos não sejam lesionados durante a corrida. Além disso, ele traz vários benefícios para o corpo, tais como:

  • Melhora na elasticidade muscular, devido ao aquecimento pelo qual eles passam;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para a musculatura;
  • Maior alcance de movimento, o que influencia nos eu desempenho na hora da execução do exercício;
  • Menor chance de estiramento muscular.

Se você quer começar a correr mas não sabe como, procure um profissional para que ele te auxilie a construir um treino que fortaleça a sua musculatura. É importante ter uma observação de um especialista no começo para que você evite se machucar durante o exercício até seu corpo se acostumar com a nova atividade.

 

Tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

Texto e edição: Eduarda Souza/Colaboradora

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você