O treino de força pode ser um aliado para potencializar o desempenho de corredores. Sendo assim, o gerente técnico da Bio Ritmo Guilherme de Almeida e Leme vai expor os três benefícios desse trabalho.
O impacto do treino de força no desempenho de corredores
Força extra
O foco no fortalecimento dos membros inferiores é crucial. Agachamentos e leg press com cargas elevadas entre três e seis repetições desenvolvem a musculatura das pernas. “Esse tipo de treino proporciona maior eficiência durante a corrida, permitindo ao atleta gerar mais força a cada passada”, garantiu.
Potência
Saltos verticais e horizontais ao seu plano de treino é uma excelente maneira de melhorar a aceleração e a capacidade de mudar de ritmo rapidamente. Esses exercícios explosivos são benéficos para quem pretende melhorar os tempos de sprints durante a corrida.
Estabilização
Remadas curvadas e desenvolvimentos ajudam a melhorar a postura, o que resultam em um movimento eficiente, seguro e especialmente em provas de resistência como maratonas.
O cuidado com a musculatura da perna
A musculatura da perna, especialmente o tríceps sural e o tibial anterior, é frequentemente sobrecarregada durante longas distâncias. “Exercícios de flexão plantar com carga e dorsiflexão com elástico são ótimos para fortalecer essas áreas e evitar dores e desconfortos”, concluiu Guilherme de Almeida e Leme.