O CFM (Conselho Federal de Medicina) proibiu a prescrição de esteroides anabolizantes para fins estéticos em 11 de abril de 2023, medida que motivou o abandono desse consumo pela maioria. Porém, o artigo disponível no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism diz que mesmo após essa renúncia o uso de anabolizantes prejudica fertilidade.
Veja o porquê que o uso de anabolizantes prejudica fertilidade
Esse trabalho monitorou 132 homens praticantes de musculação entre 18 e 50 anos, que foram divididos em três grupos: quem nunca utilizou esteroides, quem usufruiu de anabolizantes na hora do estudo e aqueles que pararam de usar medicamentos do tipo pelo menos três anos antes do início da pesquisa.
Para determinar a falta de função testicular, visto que os níveis de testosterona tendem a variar naturalmente ao longo do dia, os pesquisadores utilizaram como marcador o peptídeo 3 semelhante a insulina (INSL3), feito pelas células produtoras da testosterona.
Ao compararem os resultados da análise desses marcadores nos grupos, os pesquisadores entenderam que em comparação com os participantes que nunca utilizaram esteroides, os outros dois grupos mantinham concentrações bem baixas de INSL3. Então, quanto maior o tempo de uso dos anabolizantes pequenos eram os níveis desse peptídeo.
Além disso, observaram que até antigos usuários de esteroides anabolizantes apresentaram disfunção testicular mesmo após mais de dois anos e meio da interrupção do uso.
A palavra do especialista
“É possível concluir que o uso de anabolizantes em longo prazo pode suprimir a função testicular. Que pode nunca se recuperar completamente, com consequente impacto na qualidade, contagem de espermatozoides e na fertilidade”, disse o ginecologista Dr. Rodrigo Rosa.
[video_render video_id=”1″]