10 dicas para correr na areia

Correr na areia exige mais da musculatura e pode aprimorar o desempenho do corredor. Além de ser uma atividade agradável e divertida

Dicas para correr na areia
Foto: Shutterstock

Para quem está acostumado a correr na esteira, ou até mesmo no asfalto, e deseja um novo desafio, a corrida na areia pode ser uma boa opção, principalmente durante o verão. De acordo com o educador físico Diego Lopez, o diferencial da modalidade é a resistência proposta ao corredor. “A esteira é o local mais fácil de correr, pois o próprio aparelho traciona os pés do corredor. A areia é o local mais difícil, exigindo muito da musculatura.”, explica.

Além do ganho de força muscular, a corrida na areia também pode dar uma força a mais para tornear as pernas e desenvolver a velocidade do corredor.

Homem correndo na areia

Foto: iStock / Getty Images

Se você quer aproveitar o verão ou as férias para correr pela praia, anote essas dicas:

1. Não esqueça de usar o protetor solar! Mesmo que o sol não esteja tão forte, o próprio ambiente ajuda a refletir os raios solares, causando danos à pele. Óculos de sol, bonés e viseiras também são recomendados.

2. Use roupas mais justas durante os treinos. A combinação de suor e areia e a umidade natural do ambiente podem causar assaduras.

3. Se você é iniciante, comece correndo apenas uma vez por semana na areia até ganhar mais condicionamento.

4. Comece sempre caminhando, para adaptar a musculatura e não gerar nenhum trauma muscular.

5. Hidratação é tudo, principalmente em um ambiente quente e úmido como uma praia! Sempre leve uma garrafinha com você e aposte em bebidas isotônicas.23

 

Veja também: 4 provas de corrida pela América Latina para conhecer

 

6. Na areia o impacto da corrida é menor, por isso correr descalço não é um risco, mas esteja sempre atento aos objetos cortantes no chão e verifique sempre a higiene da praia.

7.Evite os horários de pico solar, das 10h às 16h.

8. Fuja das inclinações! Os desníveis podem causar lesões nos joelhos. Prefira correr em praias planas.

9. Se tem mais de 40 anos, realize exames cardiológicos antes de se dedicar aos treinos.

10. Divirta-se! Praias são cenários perfeitos para uma boa corrida!

 

Edição: Gabriel Gameiro

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você