Se existe um assunto que nunca sai de discussão é aquele que está relacionado a emagrecimento e alimentação. Afinal, a preocupação não deve se restringir a fins estéticos, mas ir além para as questões de saúde e longevidade. Sem conhecimento do assunto, muitas pessoas começam a fazer dietas muito restritivas que prometem verdadeiros milagres, mas é preciso muito cuidado, uma vez que emagrecimento está ligado diretamente à saúde.
Para esclarecer alguns pontos sobre o assunto, o especialista em nutrição otimizada pela Universidade Estadual de San Diego, EUA, e criador do programa Código Emagrecer de Vez, Rodrigo Polesso, sugere três livros que vão ajudar a mudar a percepção sobre emagrecimento e alimentação de qualidade. “O conteúdo presente nesses livros é baseado em fatos e evidências científicas, não em achismos, e ajuda a entender que a alimentação impacta em tudo que está relacionado ao nosso corpo, nossa saúde e até mesmo à nossa performance cerebral”, revela o especialista.
3 grandes livros sobre emagrecimento e alimentação
1. Por que engordamos e o que fazer para evitar: Gary Taubes
Gary Taubes é considerado um dos mais prestigiados jornalista científicos da atualidade. Segundo Polesso, este é o primeiro livro ideal para que as pessoas aprendam, de maneira bem simples e embasada na ciência, o verdadeiro motivo pelo qual elas engordam, quebrando os maiores paradigmas sobre emagrecimento e alimentação.
No conteúdo presente no livro, os leitores descobrirão que a razão de engordarem está fundada em uma disfunção metabólica: as pessoas comem mais por estarem engordando e não o contrário, pois ao engordar, o corpo precisa de mais energia e produz mais insulina, o que dá a sensação de fome infinita. A solução, segundo Gary, é eliminar da dieta os alimentos que causam um rápido aumento da insulina do corpo, como açúcar e carboidratos refinados e processados, presentes em bolos e pães, por exemplo.
Ao ler o livro, Rodrigo revela que as pessoas poderão fazer escolhas mais conscientes para a alimentação, tendo como base questões científicas e quebrando os mitos que estão disseminados. “Gary constrói a base de entendimento sobre uma alimentação verdadeira para a saúde e para o emagrecimento, focando não nas calorias, mas na qualidade dos alimentos”, ressalta.
2. Barriga de Trigo: William Davis
Neste livro, o doutor William Davis, após anos de estudos clínicos, explica por que parar de comer trigo, até mesmo o integral, ajuda na perda de peso, redução de gordura localizada e eliminação de vários problemas de saúde, uma vez que observou resultados extraordinários após orientar milhares de pacientes a pararem de consumir trigo.
Rodrigo ressalta que atualmente uma grande quantidade de pessoas consome alimentos derivados do trigo e este livro ajuda a entender o impacto que essa alimentação gera no organismo. “Existem muitos problemas relacionados com a questão do consumo desse alimento, tais como doenças, condição física e obesidade”, explica. O especialista acredita que uma das mais poderosas mudanças possíveis de se fazer na dieta é a retirada total do trigo da dieta ou a redução drástica de seu consumo.
3.A Dieta da Mente: David Perlmutter
Este livro conta a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos refinados e processados no cérebro, e que o destino desse órgão não está na genética, mas naquilo que as pessoas comem. Segundo as descobertas do escritor e David Perlmutter, os carboidratos ruins podem destruir o cérebro. O livro apresenta pesquisas de alta qualidade, junto com histórias reais de transformação, para explicar por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e pode fazê-lo emagrecer sem voltar a engordar.
Rodrigo Polesso conta que o autor do livro, David Perlmutter, é um dos mais importantes neurologistas de sua área. “Uma das coisas mais importantes que temos em nosso corpo é o cérebro, pois nós não funcionamos sem ele, e este livro irá mostrar o impacto da alimentação na nossa performance cerebral”, explica. O especialista ressalta que, quando o cérebro está funcionando bem, o resto do corpo também funciona, e por isso é de alta importância que as pessoas cuidem da saúde cerebral.
Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: Instagram, Facebook e Twitter!