Além de cuidar bem da higiene bucal e ir ao dentista com frequência, você também pode ajudar o seu sorriso a estar sempre reluzente consumindo alguns alimentos que clareiam os dentes e os protegem das bactérias. Conheça alguns deles e os acrescente hoje mesmo em sua dieta. Vale lembrar que a saúde bucal influencia de forma significativa o desempenho esportivo.
Alimentos que clareiam os dentes
-
-
GENGIBRE: age como anti-inflamatório, portanto, pode ser um aliado de peso no tratamento de doenças periodontais, que levam à perda óssea e do tecido conectivo da boca. (Foto: Reprodução)
-
-
SEMENTE DE GERGELIM: ajuda a raspar a placa dos dentes. Além disso, a sementinha contém cálcio, que fortalece dentes e ossos. (Foto: Reprodução)
-
-
CEBOLA: contém compostos à base de enxofre, chamados de tiosulfinatos e tiosulfonatos, que combatem as bactérias responsáveis pelas cáries. Mas não vale cozinhar a cebola. Deve-se comê-la crua, pois o calor destrói essas substâncias amigas dos dentes. (Foto: Reprodução)
-
-
QUEIJO: rico em proteínas, cálcio e fósforo, que ajudam a minimizar a ação dos ácidos na boca. O cálcio e o fósforo também auxiliam na remineralização dos dentes. Mas atenção: prefira os queijos magros. Caso contrário, a balança é quem vai reclamar. (Foto: Reprodução)
-
-
ABACAXI: ajuda a clarear os dentes. Pesquisas mostraram que a enzima bromelina age como um removedor natural de manchas nos dentes, além de ajudar a quebrar a placa que se acumula ali. São as bactérias que vivem na placa que produzem os ácidos que destroem o esmalte dos dentes, que leva às terríveis cáries. (Foto: Reprodução)
Edição: Leonardo Guerino