A aveia é um alimento campeão para quem pratica atividade física logo cedo, principalmente a corrida. Se você é parte da turma que treina cedinho, pode se beneficiar ainda mais com um dejejum que contém esse alimento no cardápio. “Depois de uma noite de descanso, o corpo desperta propenso a absorver nutrientes e vitaminas com mais facilidade. Pular o desjejum desacelera o metabolismo. A primeira refeição do dia é essencial para iniciar bem a rotina”, explica Talitta Maciel, nutricionista. Veja por que a aveia deve estar presente na sua mesa.
Benefícios da aveia
-
-
1 – COMBINAÇÃO RICA DE NUTRIENTES: a aveia tem uma combinação fabulosa de nutrientes: 1 xícara fornece nada menos do que 6 g de proteínas e 4 g de fibras, as quais ajudam a combater vários problemas potenciais de saúde, entre eles o câncer de cólon. Mais: fornece 70% da dose diária recomendada de manganês, mineral importantíssimo para manter a saúde dos ossos. Além, claro, de vitaminas do complexo B, fósforo e cálcio. (Foto: Reprodução)
-
-
2 – COLESTEROL EM BAIXA E FUNCIONAMENTO DO INTESTINO EM ALTA: ela é rica em betaglucana, um tipo de fibra solúvel que estudos já constataram se tratar de um dos melhores auxiliares no combate ao colesterol alto. Fibras solúveis formam uma camada viscosa no intestino fino, o que reduz a absorção do colesterol ingerido através dos alimentos e também ajudam a regularizar o trânsito intestinal. Uma revisão de estudos feita em 2011 concluiu que bastam apenas 3 g dessa fibra por dia para reduzir entre 5% e 10% os níveis de colesterol ruim do sangue. E a aveia é um dos grãos mais ricos nesse tipo de fibra. Só para que se tenha uma ideia, meia xícara de aveia contém 2 g do nutriente. “Já as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino”, diz Talitta. (Foto: Reprodução)
-
-
3 – A AVEIA TE DEIXA EM FORMA: está acima do peso? Eis mais um motivo para incluir a aveia no seu cardápio matinal. Graças à boa presença de fibras, o cereal tem baixo índice glicêmico (IG), uma escala que mede o quanto os carboidratos são capazes de afetar as taxas de açúcar no sangue. Em outras palavras, baixo IG significa que você digere e absorve o açúcar proveniente da digestão da aveia mais lentamente. Por isso, você se sente “cheio” por mais tempo, o que ajuda a controlar o apetite. (Foto: Reprodução)
-
-
4 – TURBINA A ENERGIA PARA A CORRIDA: para maximizar a performance na corrida, nutricionistas do esporte recomendam que aproximadamente 60% do total de calorias ingeridas por dia venham dos carboidratos. Meia xícara do cereal contém algo como 27 g de carboidratos de baixo índice glicêmico. Um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism revelou que o consumo de alimentos de baixo IG 3 horas antes de correr proporciona mais resistência do que alimentos de alto IG. “A vitamina B também cumpre o papel de dar mais disposição, além de ajudar a manter a saúde do sistema nervoso”, explica Talitta. Estudos recentes mostram que o grão também é um antidepressivo natural graças ao magnésio. Aliado à vitamina B, o mineral estimula a produção de substâncias que promovem sensação de bem-estar no corpo. (Foto: Reprodução)
-
-
5 – DIABETES SOB CONTROLE: por ter baixo IG, ajudando a manter as taxas de açúcar sob controle, a aveia é ótima amiga do diabético. “As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido”, explica Talitta. (Foto: Reprodução)
Gostou do conteúdo? Saiba que informações como essa e muitas outras relacionadas à lifestyle você pode encontrar assinando o programa Vida Leve. Para conhecer mais sobre essa incrível oportunidade é só clicar no link!
Texto: Amanda Preto | Edição: Leonardo Guerino/ Colaborador