A natação é, de fato, um dos esportes mais completos, seja para iniciantes ou experientes. Se você tem algum problema respiratório, provavelmente alguém já recomendou a prática como um método profilático. E não é para menos: além de trabalhar todo o corpo, a natação também estimula bastante a capacidade pulmonar, atuando como fortalecedora do sistema respiratório. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e, segundo Kelly Lícia, professora da Bio Ritmo, a atividade tem ainda mais benefícios a oferecer.
“Por ser praticada na água, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. O esporte é um excelente aeróbico, devido ao esforço físico de se movimentar e respirar dentro da piscina, e isso faz com que a modalidade seja ótima para desenvolver a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, deixando o coração, artérias e pulmões mais saudáveis”, comenta Kelly.
Segundo a professora, a natação também é excelente para os corredores, por trabalhar a capacidade cardiovascular e a recuperação dos músculos, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico. “A atividade aquática também auxilia em uma melhor respiração para o atleta se desenvolver nas pistas com eficiência e suavidade”, complementa Lícia.
Para a prática da natação, a dica da especialista é proteger os olhos e o cabelo dos efeitos do cloro usando óculos e touca apropriada para a modalidade. Além disso, é recomendado realizar uma avaliação física antes de iniciar a prática da atividade.
10 modalidades para melhorar a corrida
A importância dos pés para a corrida
Confira a lista com os cinco principais benefícios da natação:
1. Melhora a capacidade aeróbica: Como a natação exige muito da respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.
2. Melhora de força e tônus musculares: A natação é uma ótima maneira de aumentar força e tônus musculares, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Por exemplo, quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move no ar, já o nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, com densidade aproximadamente 12% maior.
3. Controle do peso: Dependendo da intensidade e da frequência do treino, a natação pode se tornar um dos melhores métodos de queima calórica, manutenção e controle do peso.
4. Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas. Exercícios de baixo impacto mantêm os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado.
5. Ajuda na recuperação de lesões: Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.