A seguir, listo os alimentos essenciais para quem treina e precisa de fontes de proteína, vitaminas e minerais, busca acelerar o metabolismo e ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Aposte nesses grandes aliados no seu cardápio!
-
-
1 OVO: proteína fácil para consumo, pode ser utilizada de diferentes formas e associar a outros alimentos. Contém ferro, zinco e vitamina E, essenciais para o desempenho na atividade física. Outra substância presente no ovo é a colina, vitamina do complexo B que melhora a saúde cardiovascular, muscular e neurológica. (Foto: Shutterstock Images)
-
-
2 AÇAÍ: rico em antocianina, pigmento avermelhado fonte de antioxidantes, capazes de acelerar o metabolismo e de reduzir os radicais livres. Além disso, possui efeito positivo para a pele e, com moderação, ajuda a emagrecer. Evite as versões que contêm açúcar e xarope de guaraná. (Foto: iStock/Getty Imagens)
-
-
3 IOGURTE: é concentrado de probióticos, micro-organismos fundamentais para o sistema imunológico e para a saúde intestinal. (Foto: Shutterstock Images)
-
-
4 PEIXES: fartos de vitaminas B, D e ferro, também são excelentes fontes de ômega-3, gordura que ajuda a regular diversas funções do organismo, como o equilíbrio do colesterol. (Foto: iStock/Getty Images)
-
-
5 OLEAGINOSAS: são dostime dos ômegas 3, 6 e 9 e possuem zinco, mineral indispensável na redução de infecções e na produção de enzimas para o bom funcionamento do metabolismo. Um exemplo é a castanha-do-pará (foto) que é rica em selênio, que estimula o sistema imunológico e ajuda o equilíbrio do hormônio ativo da tireoide. (Foto: iStock/Getty Images)
-
-
6 MACA PERUANA: já falamos dela por aqui: a maca peruana é uma raiz parecida com o rabanete e repleta de proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes, como o macamindes e a macaína, responsáveis pela melhoria da disposição. Seus minerais compreendem o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, selênio e ferro. As vitaminas abundantes são as do complexo B, C e E.
Conhecida por seu potencial afrodisíaco, seus nutrientes auxiliam o aumento da libido, o controle do estresse e o desenvolvimento de massa muscular. É encontrada facilmente em pó e pode ser acrescentada a sucos, frutas, água, iogurte ou às refeições. (Foto: iStock/Getty Images)
-
-
7 GENGIBRE: considerado um superalimento, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, reduzindo os radicais livres e a gordura no organismo, além de acelerar o metabolismo, melhorar a imunidade e dar um up na energia. A grande vantagem é que o gengibre pode ser consumido em forma de chá, batido com suco ou como tempero em preparações culinárias. (Foto: Shutterstock Images)