Connect with us

O que você está procurando?

Condicionamento Físico

4 dicas para alcançar a técnica correta na caminhada

Apesar de muitas pessoas acharem que sabem andar, é preciso estar atento e realizar de maneira adequada as 4 fases da caminhada

caminhada
Foto: Pixabay

A caminhada é excelente não só para quem está fora de forma, mas para quem almeja bem-estar físico e mental, além de ser a porta de entrada para a corrida. Contudo, é preciso estar atento às pisadas para evitar as torções, que podem gerar rupturas de ligamento, tendões ou mesmo problemas musculares.

Reeduque a sua pisada
A pisada varia em função do terreno e da biomecânica de cada pessoa, mas especialistas admitem que há uma forma ótima de caminhar, a qual aumenta a eficiência energética e reduz os perigos de lesão. Conheça as suas fases:

1. Contato inicial. Pise com a parte média do calcanhar para absorver o impacto inicial gerado pelo peso do corpo. O joelho deve estar ligeiramente flexionado, relaxado e à frente do tronco. Essa ligeira flexão alivia a pressão nas articulações, permitindo que os músculos do quadril e da perna absorvam o impacto. O pé supina (inclina-se levemente para o lado externo) no instante inicial do contato, para logo depois se estabilizar na transição para a fase seguinte. Atenção: o movimento de supinação é uma fase rápida da pisada na caminhada.

2. Pronação. O pé gira ligeiramente para dentro à medida que o arco aplaina-se para distribuir a pressão da passada sobre uma área maior, e o centro de gravidade desloca-se à frente do ponto médio do pé. Mantenha os dedos na direção do deslocamento. Simultaneamente, o pé contrário está no ar e movendo-se para frente. Pronação demais sobrecarrega tanto o pé quanto a musculatura da perna, o que aumenta o risco de lesão na caminhada. As possíveis causas são pés com arco pouco pronunciado e debilidade muscular, que não “segura” o movimento de pronação controlada a tempo e deixa que ele prossiga.

3. Supinação. O pé gira para fora, permitindo que o arco longitudinal absorva o impacto à medida que o tronco avança. Esta fase tem dois propósitos: absorção da força de impacto e estabilização, e permite ao pé formar uma estrutura rígida para a propulsão na preparação da fase seguinte. Não apoie simultaneamente o calcanhar e o antepé ou, pior ainda, apoie só o antepé, eliminando toda a fase de apoio do mediopé na caminhada. A técnica incorreta acarreta problemas nos pés e nas pernas, incluindo a dolorosa metatarsalgia.

4. Balanço. À medida que o peso do corpo descola-se em direção ao calcanhar contrário, que está amortecendo o movimento, o pé de impulsão move-se por completo. Para que isso ocorra, você usa o apoio dos cinco dedos sobre o chão para ter maior estabilidade e propulsão extra. O dedão proporciona o empurrão final, mas a maior parte do peso do corpo deveria estar descolada sobre a outra perna nesta fase. Outro ponto: não arraste o pé. Desde a posição de balanço, eleve o pé à sua frente ao mesmo tempo em que você apoia o pé contrário sobre o chão. Isso permite uma transferência mais fluida do peso. Também é preciso evitar empurrar o chão fortemente com o dedão, fazendo-o oscilar, porque desta forma você desperdiçará energia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Treinos

Esse entendimento dita o ritmo de treino conforme o objetivo