Em 15 de março é celebrado o dia de São Longuinho, conhecido por nos ajudar a encontrar objetos que perdemos. Canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II, sua história é muito rica, no entanto, ela acabou se popularizando no Brasil com a ação de ‘retribuir’ o santo dando 3 pulinhos. Além da comemoração por encontrar objetos perdidos, os pulinhos também podem ajudar seu corpo a ficar bem condicionado.
Mesmo parecendo ser uma prática fácil, dar alguns pulinhos (mais de 3, claro) fará bem para todo seu corpo. Trazendo isso para o campo da atividade física, o treino de saltar corda é o mais comum. Bem simples de fazer, a prática vai muito além de uma simples brincadeira de criança.
Segundo Natalia Bruzzone, professora da academia Smart Fit, existem diferentes variações de um treino para pular corda, que deve ser feito com tênis e vestimenta adequada. “Respeitando a individualidade de cada um, é possível montar um treino variado com exercícios de força ou aeróbicos”, explica.
Confira os benefícios
1. Pular corda trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores.
2. Proporciona condicionamento cardiovascular.
3. Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.
4. Pular corda ainda desenvolve a coordenação motora e a agilidade.
5. Promove a queima de gordura, colaborando com o emagrecimento.
A orientação da professora é que, no início, o praticante evite dar seus pulinhos por mais de um minuto para evitar lesões, considerando que esse tipo de treino possui intensidade elevada e requer coordenação, o que o aluno conquistará de forma progressiva.
“Com tanta dinâmica, o treino de pular corda pode ser uma excelente alternativa para quem busca emagrecer e perder gordura corporal. Também é possível conquistar boa tonificação de membros inferiores, como coxas, glúteos e panturrilhas, desde que o praticante complemente o treino com exercícios de fortalecimento, que ajudam a evitar danos ao corpo”, complementa a especialista.