Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Fisioterapeuta explica a diferença entre alongamento e aquecimento

Atividades são fundamentais para evitar lesões e melhorar o condicionamento físico

A diferença entre alongamento e aquecimento
A diferença entre alongamento e aquecimento / Foto: Shutterstock

Se você faz algum tipo de atividade física é bem provável que já tenha se questionado sobre a diferença entre o alongamento e o aquecimento. Apesar de terem nomes semelhantes e, aparentemente, funcionarem como uma espécie de complemento para a prática esportiva, as duas modalidades são totalmente diferentes. Cada uma tem os seus próprios objetivos e benefícios.

O aquecimento, de acordo com Lívia Rodrigues, fisioterapeuta com especialização no Instituto Nacional de Traumato Ortopedia (INTO) e membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica (ABRAFITO), é uma atividade preparatória para exercícios que demandam esforços intensos. Enquanto o alongamento visa melhorar a flexibilidade e amplitude dos movimentos.

Entenda o aquecimento

Segundo a especialista, o aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade física, para preparar o corpo e evitar lesões. “Ele aumenta a circulação sanguínea, levando mais oxigênio para os músculos; eleva a frequência cardíaca e respiratória; aumenta a temperatura e a pressão arterial e lubrifica as articulações”, explica.

A realização do aquecimento deve ser feita com movimentos repetidos e de pouca intensidade. Também é importante que ele seja conduzido de acordo com o exercício a ser praticado posteriormente. Ou seja, se você vai correr, é ideal que inicie com uma caminhada leve, evolua para um trote e só depois comece a corrida.

Entenda o alongamento

Já o alongamento, conforme explicou Lívia, é importante para aumentar a flexibilidade do corpo e promover uma maior amplitude dos movimentos. No entanto, ele não deve ser feito antes de atividades de força, como a musculação, por exemplo. O alongamento, realizado de maneira inadequada, pode diminuir o rendimento, atrasar a conquista dos objetivos e até mesmo causar lesões.

“Um alongamento leve pode ser feito após o exercício com o objetivo de relaxar e não de ganhar amplitude. Mas, o ideal é que seja feito em outro momento. Aí sim, de forma mais intensa, para que haja o ganho de amplitude”, recomenda a fisioterapeuta.

“O importante é que seja realizado um aquecimento pré-exercício e um relaxamento ao final, para o corpo desacelerar de forma gradual. O alongamento deve ser feito em outro dia”, finaliza Lívia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Prática é importante para qualquer modalidade esportiva

Treinos

Preparar o corpo para atividades intensas é o primeiro passo para prevenir problemas

Treinos

Forçar excessivamente a musculatura e as articulações não é uma prática saudável

Treinos

Prática pode melhorar o desempenho no esporte, além de evitar possíveis desconfortos e até mesmo lesões