Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Mobilidade: como destravar o corpo e evoluir no treino (sem dores)

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Mobilidade evita lesões
Mobilidade evita lesões / Foto: Shutterstock

Ter mobilidade é fundamental para evoluir na prática esportiva, seja ela qual for. Um jogador de futebol, por exemplo, precisa ter o alongamento da cadeia posterior das pernas em dia, para conseguir correr e trocar de direção em alta velocidade com segurança. Já um jogador de vôlei, precisa ter atenção com os ombros, já que o movimento de saque e ataque exige muito dessa articulação.

Mas, mesmo que você não seja nenhum atleta de alto nível, ou mesmo que não pratique nenhuma dessas atividades, é fundamental realizar um bom trabalho de mobilidade. Quem faz musculação, calistenia, anda de bicicleta ou dá uma corridinha de vez em quando, precisa ter o alongamento em dia, para evitar dores, lesões e conseguir evoluir cada vez mais no esporte.

A primeira etapa para conquistar uma boa mobilidade é não se esquecer de realizar um bom aquecimento antes do treino e de praticar exercícios de alongamento durante a semana. “O aquecimento só deve ser realizado, exclusivamente, antes de qualquer treino. Já o alongamento pode ser feito antes ou após o treino, isso varia conforme o resultado pretendido”, esclarece o educador físico da Bodytech Goiânia, Thiago Albernaz.

Como se preparar para a atividade

“Se é para ganho ou perda de peso, recreativo ou profissional, o aquecimento é sempre necessário. Para treinos de força, a pessoa pode aquecer fazendo um leve alongamento seguido por algumas repetições no aparelho que irá realizar o primeiro exercício, utilizando metade da carga de treino. Para treinos aeróbios, o aquecimento pode consistir em alongamento dinâmico seguido de alguns minutos de exercícios em baixa intensidade para elevar a frequência cardíaca”, recomenda o especialista

Liberação miofascial e a melhora da mobilidade

“Outra boa estratégia é realizar liberação miofascial – técnica preventiva de lesões e alívio de dores que, ao aplicar pressão em alguns pontos do corpo, libera o tecido fibroso que recobre os músculos, conhecido como fáscia – o que  permite melhor ajuste muscular para a realização do treino”, completa o professor.

De acordo com o treinador, essas práticas, ao longo do tempo, vão contribuir para a melhora da mobilidade e da qualidade do treino. Permitindo que você consigna evoluir de maneira mais consistente, rápida e segura. “O que pode haver é uma mudança no perfil do aquecimento de acordo com o objetivo do treino e/ou as necessidades individuais”, finaliza Thiago.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Para quem quer um bom rendimento no seu dia de perna na academia, pode não ser recomendável fazer aeróbico também

Saúde

Essa proposta costuma ser usada por quem quer emagrecer

Nutrição

Água, sucos naturais e cacau podem estimular memória, concentração e até prevenir doenças; entenda como isso ocorre

Saúde

O colágeno é muito importante para o corpo. Especialista explica benefícios, mitos e o papel da proteína no organismo.

Nutrição

Prato que ajuda alguém a matar a vontade por doces

Emagrecimento

Uma dieta não impede de poder saborear aquela cerveja com moderação, só é preciso saber como fazer isso da forma correta

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

Para quem quer um bom rendimento no seu dia de perna na academia, pode não ser recomendável fazer aeróbico também

Saúde

Musculação ajuda tratar e prevenir insônia conforme pesquisas; entenda melhor isso e como usar seus efeitos a seu favor

Treinos

Lembre-se de que um avanço não acontece com toque de mágica

Basquete

O atual ritmo de jogo do esporte da bola laranja pede um atleta com perfil "completo"